Artigo de opinião: Saúde pública guineense
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Fevereiro 6, 2024

Fevereiro 6, 2024

INTRODUÇÃO

O presente artigo de opinião visa refletir situação nacional de saúde pública e trazer possíveis soluções que ajuda maior contextualização técnica e científica.

SAÚDE PÚBLICA

A Guiné-Bissau não possui sistema nacional de saúde, apesar daexistência de hospitais, centros de saúde, clinicas, farmácias e recursos humanos, o que não implica em existência de sistema. Uma outra situação extremamente arriscada é que a saúde pública guineense trabalha mais no serviço, em relação à ação e estratégia.

Para que haja sistema, é preciso, antes de tudo, consolidar ideias e estratégias, trabalhar pela mesma finalidade, coerência interna e externa, conhecimento de dificuldades nas diferentes realidades socioculturais, e priorizar recursos disponíveis e tecnológicos.

CONCLUSÃO

Perante estas situações da nossa saúde pública, não temos condições de afirmar que temos sistema nacional de saúde.

Assim sendo, a Guiné-Bissau, desde independência (1973), não despõe de sistema nacional de Saúde. O que temos até gora é E.N.S.P– estrutura nacional de saúde pública.

Bissau, 11.01.2024

Inspetor Sanitário. Suleimane Baldé

Artigos relacionados

Liga Guineense dos Direitos Humanos Denuncia Sequestro de Juízes

Liga Guineense dos Direitos Humanos Denuncia Sequestro de Juízes

LGDH A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) publicou na sua página no Facebook sobre o sequestro de juízes. Na sequência do Acórdão Nº 01/2024, datado de 19 de julho, que ordenou a libertação imediata de todos os detidos suspeitos de envolvimento no caso de 1 de...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE