Artigo de opinião: Saúde pública guineense
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Fevereiro 6, 2024

Fevereiro 6, 2024

INTRODUÇÃO

O presente artigo de opinião visa refletir situação nacional de saúde pública e trazer possíveis soluções que ajuda maior contextualização técnica e científica.

SAÚDE PÚBLICA

A Guiné-Bissau não possui sistema nacional de saúde, apesar daexistência de hospitais, centros de saúde, clinicas, farmácias e recursos humanos, o que não implica em existência de sistema. Uma outra situação extremamente arriscada é que a saúde pública guineense trabalha mais no serviço, em relação à ação e estratégia.

Para que haja sistema, é preciso, antes de tudo, consolidar ideias e estratégias, trabalhar pela mesma finalidade, coerência interna e externa, conhecimento de dificuldades nas diferentes realidades socioculturais, e priorizar recursos disponíveis e tecnológicos.

CONCLUSÃO

Perante estas situações da nossa saúde pública, não temos condições de afirmar que temos sistema nacional de saúde.

Assim sendo, a Guiné-Bissau, desde independência (1973), não despõe de sistema nacional de Saúde. O que temos até gora é E.N.S.P– estrutura nacional de saúde pública.

Bissau, 11.01.2024

Inspetor Sanitário. Suleimane Baldé

Artigos relacionados

JOVENS DA GUINÉ -BISSAU QUE DESAPARECERAM DE ESTÁGIO JÁ APARECERAM Os rapazes estavam em Portugal por conta da participação no Torneio Luso Cup e...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE