APU-PDGB Apoia Dissolução da Assembleia Nacional pela Presidência na Guiné-Bissau
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Dezembro 5, 2023

Dezembro 5, 2023

Bissau, 5 de Dezembro de 2023 – A Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), liderada pelo Engenheiro Nuno Gomes Nabiam, expressou hoje o seu apoio à decisão do Presidente da República, General de Exército Umaro Sissocó Embaló, de dissolver a Assembleia Nacional Popular, conforme estabelecido no Decreto Presidencial número 70/2023, datado de 4 de Dezembro.

Em um comunicado urgente, a Comissão Permanente do APU-PDGB reiterou seu compromisso com os princípios da legalidade e do estado de direito democrático, além de enfatizar a importância da paz, estabilidade e segurança no país. O partido também fez referência a um recente assalto à Polícia Judiciária em Bissau, considerando-o uma tentativa falhada de subversão da ordem constitucional pela Guarda Nacional.

Observando a crescente degradação das relações institucionais entre os principais órgãos de soberania na Guiné-Bissau, a Comissão Permanente decidiu:

Congratular-se com a decisão presidencial de dissolver a Assembleia Nacional;
Exortar o Ministério Público e outras entidades a continuar investigações para esclarecer os eventos em torno do assalto à Polícia Judiciária;
Elogiar a CEDEAO e a CPLP pelo seu posicionamento rápido e condenação das tentativas de golpe de estado no país.
O APU-PDGB apela à calma e serenidade da população guineense neste período de transição política. O comunicado sublinha a importância da unidade e da ordem constitucional na promoção de um futuro estável e próspero para a Guiné-Bissau.

RTB

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE