O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, mencionou esta quinta-feira 24 de agosto de 2023, que está a ocorrer uma nova ordem multipolar, destacando a invasão da Ucrânia pela Rússia como um fator das atuais divisões e tensões entre países.
Guterres fez este apelo durante a 15ª cimeira dos países BRICS, em Joanesburgo, África do Sul.
Ele expressou preocupações sobre as divergentes perspectivas em relação a crises globais, abordagens distintas às ameaças à segurança, consequências da covid-19 e a invasão russa na Ucrânia.
Guterres defendeu “reformas nas instituições globais” para melhor refletir as realidades atuais e serem mais sensíveis às necessidades das economias em desenvolvimento. Ele também enfatizou a importância de medidas para salvar economias e reduzir desigualdades.
Além disso, elogiou a África do Sul por liderar a Parceria Energética para uma Transição Justa e apelou por mais cooperação fiscal internacional. O chefe de Estado sul-africano também expressou apoio à reforma do Conselho de Segurança da ONU.
RTB/Lusa
Finanças cria comissão para verificar regularização fiscal de candidatos às legislativas
Ministério das Finanças da Guiné-Bissau cria comissão ad-hoc para supervisionar regularização fiscal de candidatos às legislativas Bissau, 13 de setembro de 2024 – Com a aproximação das eleições legislativas marcadas para novembro, o Ministério das Finanças da...
0 Comments