Alerta da OMS: Surto de cólera em 24 países, exige resposta global
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Setembro 25, 2023

Setembro 25, 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou há dois anos para o ressurgimento de surtos de cólera, e até o momento, 24 países enfrentaram surtos ativos, alguns deles em situação de crise severa.

Embora os dados disponíveis para a OMS sejam limitados, os casos notificados em 2022 duplicaram os de 2021, e os números deste ano indicam uma continuação da propagação global da doença.

Nações como o Afeganistão, Camarões, República Democrática do Congo (RDCongo), Malaui, Nigéria, Somália e Síria registaram mais de 10.000 casos suspeitos e confirmados cada, reflectindo um aumento tanto na quantidade de surtos quanto na sua dimensão.

A cólera é uma infecção intestinal transmitida através de água e alimentos contaminados com fezes, e está intimamente relacionada com o subdesenvolvimento, devido à carência de água potável e instalações sanitárias adequadas. Essas condições são agravadas por eventos climáticos extremos, como inundações, secas ou ciclones.

A procura por materiais anti-infecciosos levou o Grupo de Coordenação Internacional (GIC), responsável pelo fornecimento de vacinas de emergência, a suspender a administração de duas doses, optando por apenas uma dose.

A OMS está colaborando com esses países na vigilância da saúde pública, na gestão de casos e na implementação de medidas preventivas, fornecendo material médico essencial, coordenando mobilizações no terreno com parceiros e apoiando a comunicação de riscos e a participação da comunidade.

A OMS também solicitou 160,4 milhões de dólares (cerca de 150,7 milhões de euros) ao plano estratégico global de preparação e resposta e disponibilizou 16,6 milhões de dólares (15,6 milhões de euros) do Fundo de Contingência da Organização Mundial da Saúde para Emergências.

/RTB/Lusa




Artigos relacionados

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Lusa Bissau, Em uma ação sem precedentes, as Forças Armadas guineenses, em cooperação com a Polícia Militar e a Guarda Nacional, lançaram hoje uma operação em larga escala para a busca e apreensão de armas de guerra. A operação, que começou na capital Bissau, visa...

PAIGC – militantes e simpatizantes retirados da sua sede

PAIGC – militantes e simpatizantes retirados da sua sede

Segundo informações disponibilizadas por fonte oficial, as Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau retiraram hoje os militantes e simpatizes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) da sua sede, situada ao lado da Presidência da...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE