ACOBES reage com estranheza “escassez de cebola” no mercado nacional.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Janeiro 24, 2023

Janeiro 24, 2023

A Associação de Consumidores Bens e Serviços da Guiné-Bissau lamentou pela inflação de produtos no mercado nacional, com destaque a cebola que na altura está escasso no país.

Em entrevista esta terça-feira (24.1) à Rádio Privada Capital FM Bambo Sanha, Secretaria Geral da ACOBES, exortou o governo guineense a fazer trabalho de casa a favor da população.

“Esta não é a primeira vez que se regista escassez da cebola no mercado nacional, a questão não é caso novo, sempre que há rotura alguns comerciantes aproveitam a situação. O que é estranho, o por quê via Senegal, a não utilização de Porto de Bissau só ir descargar no Senegal e Gâmbia, pagar tudo ali e alugam camiões senegaleses. O nosso Porto tem que concorrer com portos de países vizinhos, as nossas alfândegas perdem muito com isso” estranhou Bambo Sanhá a CFM.

Para Bambo Sanhá “ governo guineense deve fazer trabalho de casa “ para atenuar a inflação no mercado nacional.

“Quando há problema no Senegal automaticamente regista o impacto negativo no nosso mercado. É grave, é preciso trabalho para mudar cenário. Não só a cebola, temos também, rotura de ovo desde dezembro. Um cartão de avó que era vendido 32.500 hoje está acima de 50.000 fcfa, um tabuleiro de avo que se vendia 2500 agora é 4.500 a 5.000 Fcfa, temos a situação de açúcar que foi vendido até mil e quinhentos por quilograma, só porque há uma rotura forçada “, revelou Sanhá que instou o governo guineense ‘a fazer trabalho de casa a favor da população, sobretudo na questão de produtos da primeira necessidade “.

A greve dos transportes no Senegal regista impacto negativo na economia Nacional do mercado na Guiné -Bissau com destaque a escassez de cebola e outros produtos da primeira necessidade.

RTB/ E-GLOBAL

Artigos relacionados

Armando Lona detido pela polícia.


Armando Lona detido pela polícia.

O  Coordenador da Frente Popular, Armando Lona, está detido pelas forças de ordem, na sequência da manifestação pacífica deste sábado, 18, em Bissau. Também, para além da Presidente da Associação Juvenil para Promoção e Defesa dos direitos humanos, a CFM soube da...

Gibril Bodjam detido em Gabú

Gibril Bodjam detido em Gabú

Ativista Social Gibril Bodjam detido esta manhã pela Policia de Ordem Pública de Gabú durante conferência de  imprensa na sequência da marcha...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE