ACOBES reage com estranheza “escassez de cebola” no mercado nacional.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Janeiro 24, 2023

Janeiro 24, 2023

A Associação de Consumidores Bens e Serviços da Guiné-Bissau lamentou pela inflação de produtos no mercado nacional, com destaque a cebola que na altura está escasso no país.

Em entrevista esta terça-feira (24.1) à Rádio Privada Capital FM Bambo Sanha, Secretaria Geral da ACOBES, exortou o governo guineense a fazer trabalho de casa a favor da população.

“Esta não é a primeira vez que se regista escassez da cebola no mercado nacional, a questão não é caso novo, sempre que há rotura alguns comerciantes aproveitam a situação. O que é estranho, o por quê via Senegal, a não utilização de Porto de Bissau só ir descargar no Senegal e Gâmbia, pagar tudo ali e alugam camiões senegaleses. O nosso Porto tem que concorrer com portos de países vizinhos, as nossas alfândegas perdem muito com isso” estranhou Bambo Sanhá a CFM.

Para Bambo Sanhá “ governo guineense deve fazer trabalho de casa “ para atenuar a inflação no mercado nacional.

“Quando há problema no Senegal automaticamente regista o impacto negativo no nosso mercado. É grave, é preciso trabalho para mudar cenário. Não só a cebola, temos também, rotura de ovo desde dezembro. Um cartão de avó que era vendido 32.500 hoje está acima de 50.000 fcfa, um tabuleiro de avo que se vendia 2500 agora é 4.500 a 5.000 Fcfa, temos a situação de açúcar que foi vendido até mil e quinhentos por quilograma, só porque há uma rotura forçada “, revelou Sanhá que instou o governo guineense ‘a fazer trabalho de casa a favor da população, sobretudo na questão de produtos da primeira necessidade “.

A greve dos transportes no Senegal regista impacto negativo na economia Nacional do mercado na Guiné -Bissau com destaque a escassez de cebola e outros produtos da primeira necessidade.

RTB/ E-GLOBAL

Artigos relacionados

FC CUNTUM NA “QUEDA LIVRE” MAIS UMA DERROTA [1-3] COM UDIB.

FC CUNTUM NA “QUEDA LIVRE” MAIS UMA DERROTA [1-3] COM UDIB.

Os Cavalos Branco de Cuntum continuam na senda de mãos resultados, desta vez caiu perante os Rapazes de Avenida[1-3]. Está terça-feira (31.01), no Complexo Desportivo de Lino Correia, em  Bissau, o jogo que contava para VI jornada de campeonato da I° liga de...

Lusofonia: Guiné-Bissau está na lista dos países mais corruptos.

Lusofonia: Guiné-Bissau está na lista dos países mais corruptos.

A Guiné-Bissau é o país de língua portuguesa pior colocado “no Índice de Perceção da Corrupção de 2022”, divulgado nesta terça-feira (31.1) pela Transparência Internacional, (TI) que analisa a situação em 180 países. Moçambique subiu cinco degraus em relação ao ano...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE