“A greve decretada pela Frente Social teve impacto porque paralisou parcialmente algumas escolas”, diz Rosalia Djedju
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

March 14, 2023

March 14, 2023

ANG

A Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAIGUIB) diz que a greve decretada pela Frente Social que Junta sindicatos do sector de saúde e educação teve impacto porque paralisou parcialmente algumas escolas em Bissau.

Rosalia Djedju falava hoje em entrevista a Agência de Notícias da Guiné sobre efeitos de greve decretada na semana passada pela Frente Social, e mostrou-se preocupada com as horas perdidas por alunos nas escolas afetadas pela greve.

“Nós enquanto Conaiguib depois da greve observada nas escolas de ensino básico e secundário fizemos questão de averiguar para confirmar. No nosso entender a greve teve impacto porque algumas escolas foram afetadas parcialmente e outras profundamente. Cadaminuto e cada hora perdido para alunos deve ser horas contabilizadas nas horas letivas do ano corrente”, disse.

Djedju explicou que a organização que dirige está a desenvolver uma acção conjunta à nível de todas as organizações que atuam em defesa da classe estudantil, nomeadamente Associação dos Pais Encarregados de Educação, CONAIGUIB e CARTA 21, para ver o que se pode fazer, em conjunto, para maior pressão e responsabilização do governo no sentido de fazer algo para estancar a greve no sector de ensino, porque há indícios de que outros sindicatos vão avançar com pré-aviso de greve.

“Estamos preocupados com a situação de greves nas escolas públicas, porque cada hora perdido pelas crianças conta para o redimento escolar “, disse.

Rosália Djedju contraria assim com as suas declarações afirmações de alguns diretores de liceus e outras escolas públicas segundo as quais a greve observada na semana passada não terá afetado escolas públicas, devido ao fato de o Sindicato Nacional dos Professores)Sinaprof) não ter participado na paralisação.

A greve foi convocado pela Frente Social, um fórum sindical que reúne sindicatos de bases dos setores da Saúde e do Ensino.

RTB/ANG

Artigos relacionados

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

As autoridades senegalesas lançaram uma campanha para substituir os nomes de ruas de origem francesa por figuras emblemáticas da história africana. Este movimento, amplamente apoiado pela população, faz parte de uma tentativa de reforçar a identidade cultural do país...

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Guiné-Conacri - Um crime hediondo foi cometido no bairro de Fofoméré, na comuna de Kagbelen, na noite de sexta-feira, 17, para sábado, 18 de janeiro. Boubacar Siddy Bah, com cerca de 30 anos, foi mortalmente esfaqueado pela sua esposa, Binta Bah, após uma discussão....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE