CEDEAO regista progressos_Burquina-faso
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Julho 24, 2022

Julho 24, 2022

As autoridades burquinabés conguiram progressos importantes no âmbito do calendário de transição de 24 meses, fixado pela última Cimeira da CEDEAO, para o retorno a normalidade democrática no país.

A constatação foi feita pelo Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO que se encontra em Ouga_Burquina-Faso, para avaliar os progressos em tono dos engajamentos do Governo de Transição até 2024.

Falando a imprensa após as reuniões separadas com as autoridades de transição e com representantes da Comunidade Internacional, o Presidente Embaló deixou recomendações importantes que devem constituir ações prioritárias à normalidade constitucional, nomeadamente, os desafios da segurança, as questões humanitárias e a mobilização de recursos a colocar a disposição dos mecanismos de apoio e avaliação no âmbito da mediação da CEDEAO, da União Africana e do rep. das Nações Unidas.

O general Sissoco Embaló afirmou que a questão de segurança é um problema da sub-região e não apenas de Burquina-Faso.

O Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO aproveitou para elogiar as autoridades pelos progressos registados e, apelou a mobilização e apoio ao povo burquinabé, até ao final de transição.

Integram a delegação do Presidente Embaló, o mediador da crise Burquinabé, o antigo presidente do Niger, Mohamadou Youssouf, o Presidente da Comissão da CEDEAO, Alieu Touray e a Presidente do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da CEDEAO, a ministra de Estado, Suzi Carla Barbosa.

O PR Umaro Sissoco Embaló vai estar amanhã em Monróvia_Libéria, segunda etapa da sua digressão de dois dias no âmbito da missão da CEDEAO.

RTB

Artigos relacionados

PR lamenta detenção em Portugal do Procurador apanhado com droga

PR lamenta detenção em Portugal do Procurador apanhado com droga

Lusa O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, lamentou hoje a detenção em Portugal de um Procurador da República alegadamente apanhado com droga e destacou que o caso está a ser tratado entre as magistraturas dos dois países. Ao falar com os jornalistas ao...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE