As autoridades burquinabés conguiram progressos importantes no âmbito do calendário de transição de 24 meses, fixado pela última Cimeira da CEDEAO, para o retorno a normalidade democrática no país.
A constatação foi feita pelo Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO que se encontra em Ouga_Burquina-Faso, para avaliar os progressos em tono dos engajamentos do Governo de Transição até 2024.
Falando a imprensa após as reuniões separadas com as autoridades de transição e com representantes da Comunidade Internacional, o Presidente Embaló deixou recomendações importantes que devem constituir ações prioritárias à normalidade constitucional, nomeadamente, os desafios da segurança, as questões humanitárias e a mobilização de recursos a colocar a disposição dos mecanismos de apoio e avaliação no âmbito da mediação da CEDEAO, da União Africana e do rep. das Nações Unidas.
O general Sissoco Embaló afirmou que a questão de segurança é um problema da sub-região e não apenas de Burquina-Faso.
O Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO aproveitou para elogiar as autoridades pelos progressos registados e, apelou a mobilização e apoio ao povo burquinabé, até ao final de transição.
Integram a delegação do Presidente Embaló, o mediador da crise Burquinabé, o antigo presidente do Niger, Mohamadou Youssouf, o Presidente da Comissão da CEDEAO, Alieu Touray e a Presidente do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da CEDEAO, a ministra de Estado, Suzi Carla Barbosa.
O PR Umaro Sissoco Embaló vai estar amanhã em Monróvia_Libéria, segunda etapa da sua digressão de dois dias no âmbito da missão da CEDEAO.
RTB
0 Comments