Bissau e Nairobi criam Comissão Mista de Cooperação.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Julho 15, 2022

Julho 15, 2022

Os Governos de Bissau e Nairobi com o objetivo de expandir as relações bilaterais decidiram assinar três Acordo e Memorandos de Entendimento, com destaque para a criação da Comissão-Mista de Cooperação.

O acordo de expansão das relações destaca entre vários domínios, o do Comércio e Investimento, Educação e Saúde, Agricultura, Transportes, Economia Marítima e Azul, Inovações e Capacitação.

Os documentos foram assinados no final da visita de estado de 24h à Quénia da delegação guineense de Alto Nível, dirigida pelo Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló.

No comunicado conjunto figura os memorandos de entendimento sobre consultas políticas bilaterais e sobre a formação quadros nacionais na Academia dos Negócios Estrangeiros da Quénia.

No quadro da persecução da Agenda Africana Comum, os dois Presidentes Embalo e Kenyatta reconhecem a entrada em vigor da Zona de Comércio Livre Continental Africana e, enfatizam a exploração de iniciativas inovadoras para dinamizar o comércio e livre circulação de pessoas, bens e capitais na ZONA.

No comunicado lê-se que os dois Chefes de Estado sublinharam a necessidade de continuar as consultas para construir parcerias na frente multilateral, particularmente em questões relacionadas com a paz e segurança internacionais e resolução de conflitos; e outras questões internacionais de interesse mútuo.

O Presidente Uhuru Muigai Kenyatta promete todo o seu apoio à Guiné-Bissau, já que a Quénia é Membro Não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os dois Chefes de Estado trocaram condecorações: Presidente Embaló atribuiu ao presidente UHURU MUIGAI KENYATTA A MEDALHA AMÍLCAR CABRAL e o Presidente da Quénia conferiu ao GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ A MAIS ALTA CONDECORAÇÃO QUENIANA.

//RTB

Artigos relacionados

Flotilha da Liberdade acusa Bissau de impedir que a ajuda chegue a Gaza

A coligação Flotilha da Liberdade, que pretende levar navios com 5.550 toneladas de ajuda humanitária a Gaza, acusou hoje as autoridades da Guiné-Bissau de retirar a bandeira a dois navios, após uma inspeção, impedindo-os de navegar. Em comunicado, a organização disse...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE