*9º Jogos da Francofonia: Marrocos termina no topo do ranking de medalhas*
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Agosto 7, 2023

Agosto 7, 2023

Marrocos conquistou um total de 58 medalhas durante a 9ª edição dos Jogos da Francofonia que decorrem de 28 de julho a 6 de agosto em Kinshasa (República Democrática do Congo), terminando assim, pela primeira vez na sua história, na liderança.

Classificação deste evento desportivo e cultural, no último dia de competições destes IX Jogos Francófonos, disputados no sábado, Marrocos causou sensação ao conquistar 23 medalhas de ouro, 16 de prata e 19 de bronze.

O Reino, que nunca havia conquistado tantas medalhas nos Jogos Francófonos, estabeleceu assim um novo recorde nesta área, com 42 medalhas no Atletismo, 8 no judo, 5 no ciclismo de estrada, 2 na luta livre e uma no malabarismo com bola.

O último recorde do Reino foi alcançado na Costa do Marfim (2017), com um total de 42 medalhas (13 de ouro, 14 de prata e 15 de bronze).

Outro destaque da participação marroquina: a maioria das medalhas, ou seja, 34 em 58 (incluindo 18 medalhas de ouro), foram conquistadas por atletas marroquinas, o que confirma o importante lugar ocupado pelas mulheres no panorama desportivo nacional.

Recorde-se que Marrocos, membro da Organização Internacional da Francofonia, organizou a primeira edição dos Jogos da Francofonia em Casablanca em 1989, onde ficou em 3.º lugar, com 21 medalhas.

A 9.ª edição dos Jogos da Francofonia, que termina no domingo, reúne cerca de 2.500 jovens dos 18 aos 35 anos em representação de 88 países, entre os quais Marrocos, envolvidos nas várias modalidades desportivas e atividades culturais do programa deste certame.

//RTB

Artigos relacionados

Armando Lona detido pela polícia.


Armando Lona detido pela polícia.

O  Coordenador da Frente Popular, Armando Lona, está detido pelas forças de ordem, na sequência da manifestação pacífica deste sábado, 18, em Bissau. Também, para além da Presidente da Associação Juvenil para Promoção e Defesa dos direitos humanos, a CFM soube da...

Gibril Bodjam detido em Gabú

Gibril Bodjam detido em Gabú

Ativista Social Gibril Bodjam detido esta manhã pela Policia de Ordem Pública de Gabú durante conferência de  imprensa na sequência da marcha...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE