Um oficial ucraniano acusou Moscovo de orquestrar o golpe no Níger
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

August 1, 2023

August 1, 2023

Na quarta-feira passada, o Presidente Mohamed Bazoum e o seu governo democraticamente eleito foram destituídos por líderes militares no sétimo golpe militar que o país tem visto em menos de três anos.

Na terça-feira, Mykhailo Podolyak, um conselheiro do presidente ucraniano, disse que a Rússia estava por detrás da chocante tomada de poder.

Na plataforma de social media X (anteriormente conhecida como Twitter), Podolyak escreveu: “Está agora absolutamente claro que a Rússia está por detrás do chamado ‘golpe militar’ no Níger. É uma tática russa standard: desviar a atenção, aproveitar o momento e expandir o conflito.”

“A Rússia tem um cenário global para provocar instabilidade para minar a ordem global de segurança”, disse ele.

“É hora de tirar a conclusão correta: apenas a remoção do clã de [Presidente russo] Putin e o envio da Rússia para o renascimento político podem garantir a inviolabilidade das regras e a estabilidade no mundo.”

O Kremlin disse na segunda-feira que a situação no Níger era “motivo de séria preocupação” após o golpe que foi condenado por grande parte do mundo, mas acolhido pelo chefe mercenário da Wagner, Yevgeny Prigozhin, que tem interesses extensivos em África.

Numa chamada com jornalistas, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia pede a todas as partes no Níger que mostrem contenção e pela mais rápida possível volta à ordem legal.

O Grupo Wagner da Rússia não assumiu a responsabilidade pelo golpe, mas Prigozhin elogiou a tomada de poder militar.

Os combatentes de Prigozhin desempenharam um papel significativo em muitos estados africanos, para o desagrado do Ocidente, e chegaram recentemente na República Centro-Africana (RCA) antes de um referendo constitucional.

Numa recente mensagem de áudio no Telegram do Grupo Wagner, Prigozhin disse que o que aconteceu no Níger “não é mais do que a luta do povo do Níger com os seus colonizadores. Com colonizadores que estão a tentar impor as suas regras de vida e as suas condições e mantê-los no estado em que África estava há centenas de anos atrás.”

Ele acrescentou: “Hoje, isto é efetivamente ganhar a sua independência. O resto sem dúvida dependerá dos cidadãos do Níger e de como será efetiva a governação, mas o principal é isto: eles livraram-se dos colonizadores.”

RTB/Aljazeera

Artigos relacionados

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

As autoridades senegalesas lançaram uma campanha para substituir os nomes de ruas de origem francesa por figuras emblemáticas da história africana. Este movimento, amplamente apoiado pela população, faz parte de uma tentativa de reforçar a identidade cultural do país...

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Guiné-Conacri - Um crime hediondo foi cometido no bairro de Fofoméré, na comuna de Kagbelen, na noite de sexta-feira, 17, para sábado, 18 de janeiro. Boubacar Siddy Bah, com cerca de 30 anos, foi mortalmente esfaqueado pela sua esposa, Binta Bah, após uma discussão....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE