Sissoco Embaló é o novo Presidente da ALMA.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

August 31, 2022

August 31, 2022

O Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro sissoco Embalo foi designado novo presidente da aliança dos líderes Africanos contra a malária “ALMA”.

A informação foi avançada pela Presidência da República através de Comunicado de Imprensa a posse da Rádio TV Bantaba com a data de 31 de Agosto de ano em curso.


Ao assumir a aliança o presidente Umaro Sissoco afirmou que “ o paludismo continua a ser uma ameaça à saúde e ao desenvolvimento econômico e social do nosso continente. Estou empenhado em garantir que a luta contra o paludismo permaneça no topo da Agenda política da União Africana e, em geral, da comunidade internacional”.


A Aliança “ALMA” foi fundada em 2009, com objetivo de erradicar a Malária em África até 2030, congrega 55 Chefes de Estados e de Governos do Continente Africano.

De acordo com o mesmo Comunicado, os países africanos são responsáveis por 96% dos casos de malária no mundo e 98% das mortes por esta doença.

Em 2020, a Organização Mundial da Saúde estimou que ” maia de 600 mil africanos morreram de malária, sendo que 80% eram crianças com idade inferior de cinco anos de idade.

O cargo que vinha sendo exercido pelo ex_presidenteda República do Quénia Uhuru Kenyatta, agora passa a ser assumido pelo Chefe de Estado guineense Umaro sissoco Embalo.

A eliminação do Paludismo em África, que passa pela reconstrução de sistema de saúde mais resilientes, a implementação com êxito da “ Agenda 2063 a África que queremos” serão entre outras missões da nova liderança da referida Aliança.

//RTB

Artigos relacionados

Mondlane condiciona colaboração com governo de Chapo

Mondlane condiciona colaboração com governo de Chapo

O principal líder da oposição em Moçambique, Venâncio Mondlane, afirmou à BBC nesta terça-feira, 21 de janeiro, que está disposto a integrar o governo caso o Presidente Daniel Chapo atenda às suas exigências para pôr fim à crise política desencadeada após as...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE