A reunião deslocalizada da Comissão do Parlamento da CEDEAO para Assuntos da Paz, Segurança, Justiça e Direitos Humanos, Sociais, Gênero e Promoção da Mulher terminou (19.08), sexta-feira, com adopção de recomendações e moção de agradecimento as autoridades e ao povo gambiano pelo excelente acolhimento que permitiu um bom desenrolar do encontro.
Conforme as resoluções, a comissão recomenda no Capítulo da Democracia aos estados membros da comunidade, para investirem na segurança do processo eleitoral, nomeadamente nos programas de prevenção de cyber-ataques, para garantir a fiabilidade dos resultados.
A reunião deslocalizada propõe a Comissão da CEDEAO a harmonização das constituições e das leis eleitorais assim como das legislações relativos a partidos políticos.
Propõe ainda a harmonização do direito a manifestação, a liberdade de opinião e da imprensa, assim como, os estatutos da forças armadas, da segurança, luta contra a corrupção e da representação das mulheres nas esferas da decisão.
O encontro de Bandjul recomenda igualmente a colaboração ativa e participativa das organizações da Sociedade Civil no âmbito das campanhas de sensibilização.
Mamadu CANDÉ
Jornalista TGB
Dia da amizade Marrocos-Guiné-Bissau: Comemorações no 49.º aniversário da marcha verde
Por organização do 49º aniversário da Marcha Verde, do centenário de Amílcar Cabral e no âmbito da cerimónia de encerramento do dia de Amizade entre Marrocos e Guiné-Bissau, a Embaixada do Reino de Marrocos, em parceria com a Universidade Amílcar Cabral,...
0 Comments