Banco Mundial e UNICEF Iniciam Avaliação das Infraestruturas Escolares na Guiné-Bissau
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Março 27, 2024

Março 27, 2024

O Banco Mundial e o UNICEF deram início a uma avaliação abrangente das infraestruturas escolares, bem como dos dados relativos a professores e alunos, em todas as escolas pré-primárias, primárias e secundárias nos 39 setores educativos da Guiné-Bissau.

Esta avaliação é parte de um acordo trilateral, através do qual o UNICEF realizará o mapeamento escolar em colaboração com o Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, com financiamento disponibilizado pelo Banco Mundial e pela Parceria Mundial para a Educação.

O Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, em colaboração com o Banco Mundial e o UNICEF, deu início esta quarta-feira (27) a um levantamento exaustivo das infraestruturas escolares e dos dados relativos a professores e alunos em todas as escolas pré-primárias, primárias e secundárias da Guiné-Bissau.
O lançamento do mapeamento escolar em todas as escolas do país reforçará significativamente a qualidade dos dados educativos e do Sistema Nacional de Informação de Gestão da Educação (SIGE), fornecendo um panorama completo do estado das infraestruturas, das matrículas e da distribuição dos professores. Estes dados poderão ser cruzados com outras bases de dados, como Recursos Humanos do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, para aumentar a precisão, além de reforçar os conhecimentos e as práticas de recolha de dados em nível nacional.

Anne-Lucie Lefebvre, Representante Residente do Banco Mundial na Guiné-Bissau, afirmou: “educação é uma das áreas prioritárias para o Banco Mundial na Guiné-Bissau. Só conseguiremos atingir os objetivos de eliminar a pobreza e promover a prosperidade partilhada se tivermos um sistema educativo forte e que responda às necessidades do país. O mapeamento escolar é uma atividade de grande importância, pois servirá como base para a planificação e tomada de decisões em relação à disponibilização dos serviços educativos em todo o país. Será um passo fundamental para o sistema educativo da Guiné-Bissau, e, consequentemente, para o desenvolvimento de todo o país.”
Espera-se que este exercício de mapeamento das escolas forneça dados precisos e fiáveis sobre as matrículas, a assiduidade e a disponibilidade de outros recursos educativos. Esta informação estará disponível para ser utilizada pelos decisores políticos e pelos intervenientes no setor da educação para tomarem decisões informadas e conceberem políticas baseadas em dados concretos que respondam aos desafios das baixas matrículas, das elevadas taxas de abandono escolar e dos fracos resultados de aprendizagem no país.

Etona Ekole, Representante do UNICEF na Guiné-Bissau, salientou que a educação em todo o mundo se tem caracterizado nos últimos anos por baixos níveis de aprendizagens. Relatórios e estudos demonstraram que metade das crianças de dez anos de idade, nos países de rendimento baixo e médio, eram incapazes de ler ou compreender uma história simples. Esta constatação levou as Nações Unidas a mobilizar os Estados-membros em 2022, na reflexão e tomada de ação para uma Transformação urgente da Educação.

No âmbito do processo de elaboração do seu Pacto de Parceria, a Guiné-Bissau é convidada a priorizar mudanças mais amplas que ajudem a transformar o seu sistema educativo e a melhorar a aprendizagem de uma forma sustentável. Isto passa necessariamente pela análise de dados e evidências sobre o estado do setor.”

Este mapeamento permitirá ao Ministério da Educação, em parceria com o Banco Mundial, realizar uma análise abrangente para identificar as necessidades futuras em matéria de educação a nível local e planejar as medidas a tomar para as satisfazer.

Herry Mané, Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, destacou que o mapeamento escolar é uma ferramenta que irá permitir ao Governo e a todos os intervenientes do setor terem uma imagem fotográfica do sistema no seu todo, pois fornecerá a possibilidade de localizar todas as escolas de forma abrangente.

O Grupo Banco Mundial tem uma visão ousada, criar um mundo livre da pobreza num planeta habitável. Em mais de 100 países, o Grupo do Banco Mundial fornece financiamento, aconselhamento e soluções inovadoras que melhoram vidas através da criação de empregos, reforçando o crescimento económico e enfrentando os desafios de desenvolvimento global mais urgentes.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Presente em 190 países.


//RTB

Artigos relacionados

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE