“Atual situação da educação na Guiné-Bissau é de pior”, Luís Nancassa, ex sindicalista.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Novembro 11, 2022

Novembro 11, 2022

O Antigo presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF) considera “mal para pior” atual situação da Educação ma Guiné-Bissau.

Luís Nancassa que falava hoje (11.11), no encontro com jornalistas para felicitar a eleições de Luís Inácio Lula da Silva a presidência brasileira, a qual o antigo candidato a presidência da Guiné-Bissau e ex-sindicalista criticou a medida do governo, que ordenou “a retirada dos professores afetos a regime de autogestão na base de dados da Administração pública “.

“Atual situação da educação na Guiné-Bissau é de pior, porque foi o governo que permitiu a existência das escolas de autogestão no país, foi próprio o governo que colocou os professores nas escolas de autogestão e hoje voltou a dizer que estes não podem receber o seu salário, porque estão a trabalhar na escola de autogestão. Mais de 500 professores estão no desemprego só porque recebem 20.000 francos cfa nas escolas de autogestão” disse o antigo sindicalista.

Perante o despacho, para o sindicalista, o governo deveria fechar as escolas de formações dos professores.

“Do meu ponto de vista, o governo deve fechar as escolas de formação dos professores, porque não faz sentido formar os professores e não existir espaço de coloca-los. Este facto demonstra que a situação política não está nada bem no país”, sublinhou.

De lembrar que o Governo, através do despacho assinado por Nuno Gomes Nabiam, ordenou “ a retirada de base de dados de 568 professores afetos a regime de autogestão”, em obediência as medidas para a cobertura de défice orçamental, no âmbito de acordo primado com Fundo Monetário Internacional.

RTB
Fonte: RSM

Artigos relacionados

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

A casa do advogado e analista jurídico Marcelino Intupé foi atacada a tiros esta noite (05.12) por pessoas desconhecidas, informou a Rádio Sol mansi. “Estas informações foram confirmadas por pessoas próximas à sua residência e por fontes policiais que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE