A União Europeia nomeou esta quarta-feira, (08/06), Letão Artis Bertulis para liderar a delegação do bloco europeu no país.
O futuro representante da UE na Guiné-Bissau é atualmente embaixador da Letónia para a Índia e Sri Lanka, tendo já exercido o mesmo cargo em Itália, Albânia, Malta e São Marino, e sido representante permanente da Letónia junto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Artis Bertulis sucede à portuguesa Sónia Neto, que exerceu o cargo nos últimos três anos na Guiné-Bissau.
O anúncio feito pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, inclui 31 chefes de delegação da União Europeia em países terceiros, entre os quais Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste, contando-se ainda a escolha de um diplomata português para o Níger.
Em comunicado, o Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), o corpo diplomático da UE, anunciou que o Alto-Representante para a Política Externa nomeou o letão Artis Bertulis para liderar a delegação do bloco europeu na Guiné-Bissau, o italiano Antonino Maggiore para Moçambique e o alemão Marc Fiedrich para Timor-Leste, enquanto o diplomata português Salvador Pinto da França Roux será o chefe da delegação da UE no Níger.
//RTB – lusa
@Tidjane Cande
0 Comments