Zurique, A FIFA abriu esta quinta-feira (24) um inquérito disciplinar ao presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luís Rubiales, devido ao beijo não consentido que deu à internacional Jenni Hermoso.
“Esses fatos podem constituir uma violação das alíneas 1 e 2 do artigo 13 do código disciplinar da FIFA”, justifica o organismo, aludindo ao facto de a conduta poder “prejudicar a dignidade ou integridade” de uma pessoa, em razão do seu sexo.
Rubiales tem estado debaixo de ‘fogo’, criticado amplamente pelos mais diversos quadrantes, com várias vozes, até a partir do governo espanhol, a pedirem a sua demissão da RFEF, após o polémico gesto na final do Mundial feminino, conquistado pela Espanha.
Na celebração, o dirigente agarrou no rosto da avançada Jenni Hermoso e deu-lhe um beijo na boca, com a jogadora a dizer inicialmente não ter gostado e que foi apanhada de surpresa, depois a desvalorizar, em comunicado da RFEF e que um jornal espanhol diz ter sido forjado, e, mais recentemente, pediu, através do Sindicato, medidas exemplares contra o dirigente.
O assunto tem estado na ordem do dia e para sexta-feira está agendada também uma Assembleia Geral extraordinária da RFEF.
O gesto de Rubiales teve enorme repercussão e nas redes sociais surgiram outras imagens de crítica ao dirigente, que, um pouco antes, ainda na tribuna do estádio, se agarrou aos genitais a celebrar, a poucos metros da rainha Letizia e da filha.
O secretário de Estado do Desporto de Espanha, Victor Francos, especificou na quarta-feira que “ninguém pode defender o gesto de agarrar nos testículos” quando estava na tribuna em Sydney.
Na abertura hoje do inquérito, a FIFA não adiantou prazos de decisão, num caso que será analisado por três dos 16 membros da instância disciplinar, da qual fazem parte três mulheres, de Inglaterra, México e Tailândia.
“A FIFA reitera o seu compromisso inabalável de respeitar a integridade de todos os indivíduos e condena veementemente qualquer comportamento contrário”, acrescentou o organismo do futebol mundial.
//RTB/Lusa
Dia da amizade Marrocos-Guiné-Bissau: Comemorações no 49.º aniversário da marcha verde
Por organização do 49º aniversário da Marcha Verde, do centenário de Amílcar Cabral e no âmbito da cerimónia de encerramento do dia de Amizade entre Marrocos e Guiné-Bissau, a Embaixada do Reino de Marrocos, em parceria com a Universidade Amílcar Cabral,...
0 Comments