O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUER UM DJURTUS UNIDO E DISCIPLINADO NO CAN 2024
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: RTB RTB

Janeiro 3, 2024

Janeiro 3, 2024


A pouco dias para o início da maior prova das Seleções Africanas, o Chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embalo entregou esta quarta-feira (03.01) bandeira da República da Guiné Bissau a Seleção Nacional de Futebol que vão participar na 34ª Edição do CAN Costa de Marfim 2024.

Dirigindo palavras aos presentes na cerimónia de entrega de bandeira, o Presidente da República, diz esperar que a Selecção Nacional vai ter uma participação disciplinada e, de ate vencer como equipa de fair play do CAN, lembrando que foi convidado pelo seu homólogo de Costa de Marfim a participar na abertura desta edição do CAN 2024.

“a política dos jogadores hoje é representar o país e a bandeira que carregam sobre os ombros, e todos nós temos que nos mobilizar atrás dos (Djurtus), da Selecção Nacional… Ainda que aceitei um convite do Presidente de Costa de Marfim [Alassana Watara] para presenciar abertura do CAN e consequentemente serei o décimo segundo jogador, representando todos os guineenses apoiando no jogo inaugural a nossa Selecção (Guiné-Bissau) à frente do país organizador”. Disse o Sissoco Embalo.

Porém o Presidente da República lembra que se a FIFA continuar a premiar até nesta data uma equipa de fair Play, então acredita que a disciplina será fundamental naquilo que a Seleção vai fazer no CAN. Evidenciou aos jogadores. Enquanto aconselhou os dizendo que “a primeira consideração que devem levar em mente é respeitar a decisão do árbitro como sendo juiz dentro do campo; mas aquilo não vai descartar possibilidades de Treinador cumprir com as suas técnicas sendo ele um dos Chefes no campo deve ser respeitado e vice versa, reconhecendo também que os jogadores devem ser tidos como seus filhos, ter além de mais maturidade, moral e autoridade nos momentos oportuno; acrescentado que um colectivo sem a disciplina não merece existir. Completou Embalo

O Presidente da República, garante que tem grande confiança nos atletas, enquanto espera que na Costa de Marfim, queira ver a Seleção Nacional a vencer ou empatar o jogo.


“pela informação que fui dada a Seleção Nacional se encontra modificada e tem caras novas, por isso Mister Cande e a nação guineense tem muita confiança numa representação condigna da vossa parte e no regresso prometo que vão ter uma recepção calorosa”. Afiançou Embalo, e diz ter esperança que o país esteja no próximo mundial de 2026 a realizar-se nos Estados Unidos, Canadá e México, porque quem está no CAN, não se compara como sendo pequena Seleção. Concluí Sissoco Embalo

Por outro lado, um dos Capitães da Seleção Nacional, Sori Mané, diz que é um orgulho ter recebido a bandeira da Selecção das mãos do Presidente enquanto deixou promessas à Comunidade guineense.

“prometemos dar o nosso máximo e tudo o que possamos fazer ali é dignificar está bandeira a mais alto nível”. Afiançou Soriano Manconi Mané.

Por seu turno, o Mister Baciro Candé que foi galardoado com medalha Colinas de Boé diz que a recepção da bandeira das mãos do Presidente da República representa muita coisa no colectivo que lidera.

“primeiro é o reconhecimento, amor e o trabalho e agradeço ao Presidente da República por este gesto que iniciou-se em mim, aos jogadores, nossa equipa técnica e até a Federação de Futebol. Por isso é que temos muita responsabilidade e está responsabilidade significa muito para nós ainda que traduz no esforço que temos de dar e mais para fazer subir o País no Ranking da FIFA, solicitando união a volta da Seleção Nacional. Acreditou o Mister Cande.

De recordar que a Seleção Nacional vai abrir a 34ª Edição do CAN 2024 na Costa de Marfim, à frente do país organizador no dia 13 de Janeiro, no primeiro jogo do Grupo A onde se encontra a Seleções como anfitriã Costa de Marfim, Nigéria e Guiné Equatorial.

Edição: Izaías Teixeira Félix

Artigos relacionados

Armando Lona detido pela polícia.


Armando Lona detido pela polícia.

O  Coordenador da Frente Popular, Armando Lona, está detido pelas forças de ordem, na sequência da manifestação pacífica deste sábado, 18, em Bissau. Também, para além da Presidente da Associação Juvenil para Promoção e Defesa dos direitos humanos, a CFM soube da...

Gibril Bodjam detido em Gabú

Gibril Bodjam detido em Gabú

Ativista Social Gibril Bodjam detido esta manhã pela Policia de Ordem Pública de Gabú durante conferência de  imprensa na sequência da marcha...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE