Tentativa de Golpe de Estado: Sociedade Civil desdramatiza

O presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil da Guiné-Bissau desdramatiza a suposta tentativa de Golpe de estado no país.

Fodé Caramba Sanhá falava aos jornalistas esta quarta-feira (17.02) a saída da audiência com o Chehe de Estado Guineense Umaro Sissoco Embalo.

“Nós dissemos ao presidente se facto ele tem informação, se isso é a verdade, houve tentativa de golpe de estado. Ele disse que não houve e para ele, deve ser um mero rumor, porque o país e feito de rumores. Como sabem, na Guiné-Bissau toda a gente fala o que ele entende, o que ele pretende falar da sua maneira e faz isso que seja a verdade. De facto, ele entendeu que na reunião que teve com forças de Defesa e Segurança, ainda ontem, acabou de mostrar que de facto não há pretensão nesse sentido. Porque o país não pode caminhar nessa senda. Porque tudo que está a ser feito é para bem da Guiné-Bissau, não tem nada haver. Não há que invocar que haja um grupinho que pretende fazer alguma subversão de ordem constitucional.” Disse

Sanhá disse ter abordado com o Presidente da República a questão ligada ao Comissariado para Covid-19, “em termos de participação e envolvimento ativo das organizações de sociedade Civil” e os rumores quanto ao desentendimento entre Chefe de Estado e o Primeiro-Ministro, situação de conflito de Casamance “a segurança da população nas fronteiras.”

RT Bantaba

Share via
Copy link
Powered by Social Snap