Suzi Barbosa garante negociar vistos de estudos com Portugal

A ministra guineense dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, revelou ontem, sexta-feira, 16 de janeiro, estar a trabalhar com Lisboa para encontrar soluções face ao aumento do número de pedidos de vistos de estudantes nacionais que querem concluir estudos em Portugal.

Suzi Barbosa explicou à Lusa, que a crescente solicitação de pedidos de vistos para estudantes tem muito a ver com o facto de a grande maioria da população guineense, neste caso, cerca de 60 por cento ser jovem com uma faixa etária compreendida entre os 18 e 25 anos.

A diplomata justificou que, esses jovens não só procuram Portugal para fazerem a formação superior por causa da língua e das relações de proximidade como também a Guiné-Bissau não possui oferta suficiente para cobrir a procura.

A governanta disse que estão a ter bons resultados e que só este ano, foram pedidos mais de cinco mil pedidos de visto para estudante, acrescentando ser muito difícil dar resposta a todos esses pedidos.

Suzi Barbosa garantiu que o seu ministério está a trabalhar no sentido de encontrar outras saídas e colocou a possibilidade de criar inclusive no país, escolas politécnicos de forma a dar respostas na formação de alguns desses jovens.

Em relação aos guineenses na diáspora, a responsável prometeu tudo fazer para que o Estado vai esteja mais presente da sua comunidade.

Por fim, Suzi Barbosa referiu que a Guiné-Bissau não possui recursos e que não consegue estar presente em todas as representações possíveis, mas que está a alargar as suas redes consulares para tentar estar presente em todos os países onde residem os guineenses.

Durante a sua estadia em Portugal, a ministra rubricou com as autoridades portuguesas o Programa Estratégico de Cooperação 2021-2025 avaliado em cerca de 60 milhões de euros e sujeito a revisões anuais.

No documento, destacam-se as áreas fundamentais como educação, saúde, defesa e segurança e a abertura de uma escola pública portuguesa.

VJ

Share via
Copy link
Powered by Social Snap