(SINPOPUCS) Disse que a greve não está levantada nem suspensa
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Tidjane Cande

Abril 19, 2022

Abril 19, 2022

O Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos (SINPOPUCS) afirmou que a greve não está levantada e nem suspensa porque a nova vaga de paralisação irá iniciar na quinta-feira (21/04).

Em entrevista está terça-feira, o Presidente da Comissão Negocial de greve do SINPOPUCS, Seco Baldé Vieira disse  que foram notificados na sexta-feira última pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e que na presença de Vice-primeiro-ministro, Soares Sambú  debruçaram sobre o Memorando de Entendimento entre o sindicato e o Governo.

Acrescentou que o Vice primeiro-ministro garantiu no mesmo encontro de que o processo não contém nenhum vício e que até já tem cabimento de verbas, mas  que houve um mal entendido por parte do Primeiro-ministro, por isso, existe um pouco de atraso.

“O Vice primeiro-ministro nos garantiu que até hoje, terça-feira o processo deve sair do gabinete do Primeiro-ministro para o Ministério da Administração Pública”, disse Baldé Vieira.

Acrescentou  que  foi nesse âmbito que o Presidente da República lhes referiu que o país está a negociar um acordo com o FMI, e que  apesar desta organização ter avaliado  positivamente  o desempenho do país ainda falta  o Conselho de Administração do FMI aprovar,  novo programa para a Guiné-Bissau e a partir de lá poder ser satisfeita a exigência de reposição do subsídio suspenso em 2018 e implementação da  carreira profissional no seu todo.

O responsável da comissão negocial da greve dos órgãos públicos disse esperar que o Governo os transmite, até amanhã, uma nota  sobre o despacho de admissão do processo por parte do Primeiro-ministro.

Segundo Seco Vieira Baldé só quando tiverem essa nota é que vão proceder ao levantamento ou suspensão da greve prevista para reiniciar na quinta-feira, depois de uma semana  de paralisação.

O SINPOPUCS reivindica a efetivação de 100 profissionais de órgãos públicos de comunicação social, o retorno do subsídio atribuidos aos profissinais suspenso em 2018,  e a implementação da Carreira Profissional.

//RTB- ANG

Artigos relacionados

Nuno Gomes Nabiam reeleito como novo presidente de APU-PDGB

Nuno Gomes Nabiam reeleito como novo presidente de APU-PDGB

Nuno Gomes NABIAM foi reeleito este domingo, como novo presidente da Assembleia do Povo Unido — Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), com 944 votos que correspondem a 95 por cento, para mais um mandato de quatro anos.O segundo mais votado, Agostinho Sanhá,...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.