As proezas da diplomacia marroquina nos últimos anos e o impulso internacional em favor da soberania de Marrocos sobre as suas províncias do sul parecem ter exasperado os separatistas da Polisario.
Os trabalhos da reunião ministerial preparatória da 9.ª Conferência de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), prevista para 24 e 25 de agosto de 2024 no Japão e composta por altos funcionários do país e dos Estados africanos membros das Nações Unidas, foram perturbados por separatistas da Frente Polisario, que entraram na sala de reuniões sob identidades falsas e munidos de passaportes argelinos.
Para compensar o facto de o Japão não ter previsto a sua participação, os separatistas infiltraram-se na sala de reuniões com distintivos argelinos e como membros da delegação desse país.
Esta manobra demonstra mais uma vez o desespero desta entidade fantoche e do seu progenitor, que recorrem a este tipo de ação mafiosa.
Depois de a delegação marroquina e um grande número de participantes terem denunciado este ato, O Japão fez questão de esclarecer a situação de forma oficial e inequívoca, precisando que o seu país não reconhece a pseudo “RASD” e que a embaixada argelina tinha apresentado notas verbais às autoridades japonesas solicitando vistos para estes separatistas tal como o resto da delegação. Por fim, acrescentou que os convites para participar na TICAD9 e na reunião de altos funcionários tinham sido enviados pelo MNE japonês exclusivamente aos países africanos membros das Nações Unidas.
//RTB
0 Comments