“Quem brinca com o fogo acaba se queimando”- diz o conselheiro político da Embaixada da China em Bissau
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Agosto 5, 2022

Agosto 5, 2022

O conselheiro político da Embaixada da República Popular da China no país, qualificou de uma “violação severa” do princípio de “Uma Só China”, a recente visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de América(EUA), Nancy Pelosi a região de Taiwan.

Lí Feng, em conferencia de imprensa, realizada, na quinta-feira, (04.08) na Embaixada da República Popular da China, em Bissau, disse que existe no mundo apenas uma China e Taiwan é uma parte inalienável do seu território.

“O Governo da República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China. É claramente reconhecida pela Resolução 2758 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1971”, salientou o diplomata.

Lí Feng sublinhou que desde a fundação da República Popular da China em 1949, 181 países, incluindo a Guiné-Bissau, estabeleceram as relações diplomáticas com a China com base no princípio de “Uma Só China”.

“O princípio de Uma Só China é um consenso geral da comunidade internacional e uma norma básica de relações internacionais”, disse.

Informou que, em 1979, os Estados Unidos fizeram um claro compromisso no Comunicado Conjunto sobre o Estabelecimento das Relações Diplomáticas China-EUA.

“No Comunicado Conjunto, os EUA reconhecem o Governo legítimo da China. Neste contexto, o povo dos EUA manterá as relações culturais, comerciais e outras relações, não oficiais, com o povo de Taiwan”, disse Lí Feng.

O diplomata chinês afirmou que o Congresso dos EUA, como uma parte do Governo dos EUA, deveria ter respeitado as políticas de “Uma Só China” e não efectuar qualquer intercâmbio oficial à região de Taiwan.

“A Presidente Nancy Pelosi é a líder incumbente do Congresso dos EUA e a sua visita e as actividades em Taiwan, de qualquer forma e de qualquer razão é uma grave provocação política para escalar os intercâmbios oficiais dos EUA com Taiwan”, disse.

O diplomata frisou que a China não aceita isso de forma alguma e que o povo chinês rejeita absolutamente isso, acrescentando que a questão de Taiwan é central e mais importante e sensível nas relações entre qa China e os EUA.

“O estreito de Taiwan está enfrentando uma nova rodada de tensões e desafios severos e a razão fundamental reside na alteração repetida do Status Quo, pelas autoridades de Taiwan e pelos EUA”, disse Feng.

Declarou que as autoridades de Taiwan procuram independência, contando com om apoio dos EUA, e que recusam reconhecer o Consenso de 1992 e promovem a “independência gradual”.

“Os Estado Unidos mantêm a intenção de usar Taiwan para conter a China, distorcem, obscurecem e esvaziam o princípio de Uma Só China”, admitiu Feng.

Disse que tudo isso é “muito perigoso como se brincasse com o fogo”, alertando que, quem brinca com o fogo acaba se queimando.

“A posição do Governo e do povo chinês em relação à questão de Taiwan é consistente. A defesa da soberania nacional e integridade territorial é a vontade firme de mais de 1,4 mil milhões do povo chinês”, salientou o diplomata.

Disse que a China tomará todas as medidas necessárias e defenderá resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial para responder à visita da presidente Nancy Pelosi.

“Todas as consequências decorrentes devem ser responsabilizadas aos EUA e palas forças separatistas da independência de Taiwan”, avisou Lí Feng.

Segundo o Ministério da Defesa de Tipe, as forças armadas chinesas dispararam quinta-feira “múltiplos mísseis balísticos” nas águas que circundam a ilha de Taiwan.

As manobras militares surgem em resposta à visita a Taiwan da líder do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, no passado dia 02 de agosto, vista pela China como uma grave provocação.

//RTB_ ANG

Artigos relacionados

Ilídio Vieira Té Renuncia como Coordenador do PRS na Região de Biombo

Ilídio Vieira Té Renuncia como Coordenador do PRS na Região de Biombo

Em uma reviravolta surpreendente, o ex-ministro das finanças, Ilídio Vieira Té, anunciou sua renúncia ao cargo de Coordenador do Partido da Renovação Social (PRS) na Região de Biombo atravésde uma carta datada de 22/09/2023. Té, que ocupou uma posição central na...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE