PR Umaro Sissoco Embalo quer dissolver a ANP

O Presidente da Comissão Nacional das Eleições, José Pedro Sambu, reuniu-se hoje (08/12) com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, na saída do encontro informou aos jornalistas de que foi conovocado pelo PR para avaliar as possibilidades técnicas para a realização das novas Eleições Legislativas antecipadas.

Sambu informou que o Presidente da República está a realizar auscultações com os órgões da República, sobre a viabilidade de dissolver a Assembleia Nacional Popular e consequente queda do governo (porém, Pedro não mencionou o governo), e realição das Eleições Legislativas no prazo de noventa (90) dias, como manda a Constituição da República.

O Pesidente da CNE falou também que “enquanto orgão de gestão eleitoral, demos a nossa opinião, informamos à sua Excelência de que é preciso observar alguns aspectos pre-eleitoral, digamos ações, concretamente, atualização da cartografia eleitoral e atualização do recensiamento para depois realizar as eleições. Portanto [o Presidente da República] tomou nota.” Sambu acredita que enquanto orgão [CNE] responsável, deram a opinião que será levada em considerada na possível tomada de decisão.

Perguntado se esta intenção foi manifestada pelo Presidente da República durante a reunião, Sambu respondeu que esta foi o teor do encontro, e foram pedidos opinião técnica sobre a intenção. Perguntado ainda sobre as possibilidades técnicas para a realição das Eleições Legislativas antecipadas no prazo de noventa dias, Pedro Sambu respondeu que “tecnicamente é impossível”.

Recorde-se Pedro Sambu teve outro encontro no passado dia 2/12  na qual foi abordado a possibilidade das Eleições Municipais.

Redação,

RTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap