PR Umaro Sissoco Embalo chega a Dakar para cimeira BM/ÁFRICA.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Tidjane Cande

Julho 6, 2022

Julho 6, 2022

O Senegal e o Grupo Banco Mundial promovem uma Reunião de Alto Nível a 7 de Julho de 2022, com os líderes africanos, onde a Guiné-Bissau como presidente em exercício da CEDEAO, representa a sub-região.

A notícia foi avançada na página do Presidente da República, que indica que o encontro visa intensificar a voz poderosa dos países africanos no que toca à implementação do programa IDA20, cujo pacote financeiro e de políticas os Chefes de Estado advogaram com tanto sucesso, no ano anterior, numa cimeira semelhante em Abidjan.

Adianta ainda que o ciclo para a 20ª reconstituição da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA20) irá de 1 de Julho de 2022 a 30 de Junho de 2025.

A reunião, sob os auspícios do Presidente Macky Sall do Senegal, encorajará os líderes e executores a explorarem integralmente o potencial da IDA20, assente nos conhecimentos técnicos globais e presença nos países do Banco Mundial, para produzir resultados duradouros em favor dos cidadãos africanos, indica o PR na sua página.

“Irá ainda colocar a o Banco Mundial e, concretamente a IDA, no centro dos esforços da região para responder e recuperar das múltiplas crises. Os Chefes de Estado irão reforçar o seu compromisso com uma recuperação robusta para África e identificar iniciativas transformacionais que permitam a África “dar o salto em frente” com o apoio específico da IDA”.

“África tem o maior número de países (39 de 74) beneficiários da IDA20 cujo tema é Melhor Recuperação da Crise: Para um Futuro Verde, Resiliente e Inclusivo. Os países africanos foram profundamente afectados por múltiplas crises mundiais, incluindo as alterações climáticas, a pandemia COVID-19, níveis crescentes de insegurança e, mais recentemente, a Guerra na Ucrânia”.

Já no fim, o Chefe de Estado refere que o Grupo Banco Mundial está preparado para se associar aos governos na implementação de políticas destinadas a uma melhor recuperação e a acelerar o desenvolvimento e a transformação económica do continente.

//RTB_ Página oficial PR

Artigos relacionados

Ansumane Djassi é o novo governador da região de Bafatá

Ansumane Djassi é o novo governador da região de Bafatá

O engenheiro agrónomo Ansumane Djassi Foi empossado hoje (18.08), novo Governador da região de Bafatá. A cerimônia de tomada de posse contou com a presença de algumas entidades públicas e religiosas da Região. O recém-empossado prometeu trabalhar em colaboração...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.