PR faz balanço do ano à imprensa e perspetiva 2021

O chefe de estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, reuniu-se esta quarta-feira, com os jornalistas para apresentar balanço do ano findo e perspetivar o 2021, que disse vai ser de grandes realizações.

A ocasião serviu também para Sissoco responder todas as questões colocadas pela imprensa.

Segundo à Lusa, o líder guineense revelou que a projeção para o próximo ano surgiu na sequência de um processo por si iniciado, de recuperação da credibilidade do país perante os parceiros internacionais.

O Presidente Umaro que, mais uma vez, se afirmou ser um dirigente da “geração do concreto” acrescentou que o país vai lançar várias obras, como a construção de 300 quilómetros de estradas alcatroadas, de dragagem do porto comercial de Bissau, de melhoria nas comunicações móveis e emissão de novos passaportes.

O governante referiu que já fechou várias negociações e outras por concluir e que as entidades em causa vão financiar todas essas obras.

O Presidente anunciou ainda que em 2021 várias representações vão abrir embaixada na capital Bissau e o país fará a mesma em várias partes do mundo, com destaque para os países árabes.

De acordo com o chefe de Estado, em janeiro a Guiné-Bissau vai ter representantes nas instituições regionais, nomeadamente a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD).

Umaro Sissoco Embaló sublinhou por outro lado, o início das obras de requalificação do aeroporto internacional Osvaldo Vieira, por uma empresa turca, em 2021, das negociações entre o Governo e uma empresa dos Emirados Árabes Unidos para a construção de um novo aeroporto internacional na vila de Nhacra, a 30 quilómetros de Bissau.

Para o presidente, a empresa turca apenas vai fazer do Osvaldo Vieira aquilo que fez noutros países da sub-região africana, com mais comodidade e fluidez no escoamento de passageiros e cargas.

Umaro Embalo falou ainda da relação da Guiné-Bissau com alguns países amigos, caso de Portugal e Senegal.

VJ

Share via
Copy link
Powered by Social Snap