Polícia senegalesa quebra os vidros do carro do líder da oposição Ousmane Sonko
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Fevereiro 16, 2023

Fevereiro 16, 2023

A polícia do Senegal partiu os vidros do carro de um líder da oposição e forçou Ousmane Sonko a sair do veículo depois de ele comparecer em tribunal.

Vídeos divulgados nas redes sociais e vistos pela Associated Press mostram a polícia a retirar fisicamente o político de 46 anos do banco de trás do carro. Mais tarde, ele foi escoltado até sua residência pelas autoridades e um porta-voz do governo negou que ele tenha sido preso.

Sonko está a ser processado por difamação e insultos públicos, acusações que resultam de acusações que fez contra o ministro do turismo do Senegal numa conferência de imprensa no final do ano passado. Na quinta-feira, o julgamento foi adiado até o próximo mês.

Depois de deixar o tribunal, Sonko cumprimentou os seus apoiantes do seu carro. A polícia começou em seguida a disparar gás lacrimogéneo sobre a multidão.

“O comboio do principal líder da oposição está bloqueado por veículos de combate”, disse o advogado de Sonko, Cire Cledor Ly, numa mensagem de texto para a AP na tarde de quinta-feira. Não está claro por que motivo o carro foi parado e o governo não respondeu imediatamente a pedidos de comentário.

Sonko ganhou destaque durante as eleições presidenciais de 2019 e é considerado o principal candidato para desafiar o Presidente Macky Sall nas eleições do próximo ano.

O julgamento ocorre enquanto Sonko enfrenta acusações de violação, onde, se condenado, pode enfrentar até 10 anos de prisão e seria impedido de concorrer à presidência. Os apoiantes de Sonko dizem que o governo está a tentar desviar o futuro político do líder da oposição.

Os comícios de apoio a Sonko já se tornaram violentos no passado. Há dois anos, pelo menos 13 pessoas foram mortas quando os apoiantes entraram em confronto com a polícia depois de Sonko ter sido preso por perturbar a ordem pública quando se dirigia ao tribunal para uma audiência marcada pelas acusações de violação.

RTB/Wralnews

Artigos relacionados

Ilídio Vieira Té Renuncia como Coordenador do PRS na Região de Biombo

Ilídio Vieira Té Renuncia como Coordenador do PRS na Região de Biombo

Em uma reviravolta surpreendente, o ex-ministro das finanças, Ilídio Vieira Té, anunciou sua renúncia ao cargo de Coordenador do Partido da Renovação Social (PRS) na Região de Biombo atravésde uma carta datada de 22/09/2023. Té, que ocupou uma posição central na...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE