Antigo combatente da Independência da Guine Bissau e Cabo Verde lançou ontem na Cidade da Praia obra Memórias da luta anticolonial na Guiné-Bissau da construção da República Cabo Cabo-verdiano.
Autor espera conseguir internacionalizar a história dos dois países com o livro.
O Comandante Pedro Pires no centro das operações que ditaram espaço importante na luta da libertação da Guine-Bissau e Cabo Verde. Antigo chefe de Estado cabo-verdiano, destaca a sua coragem.
“O percurso na luta armada na Guiné, o algo que faz parte da minha vida e faz parte do meu percurso. E como é que está na base de tudo quase.”
A destacar também dois momentos importantes segundos apresentadores de obra. O primeiro, o empenho de Pedro Pires em conseguir o apoio militar da União Soviética de outros países sem hipotecar o futuro da Guiné-Bissau e Cabo Verde. O segundo, a diplomacia do comandante com o presidente de Portugal na altura, o General Spínola. Para o autor do livro, esta é uma oportunidade internacionalizar a história dos dois países.
“Que é uma forma de levar ao Brasil a luta dos países africanos pela sua independência durante a luta da libertação. Enfim, os governos brasileiros interessados muito pouco pela que fazíamos. E agora levamos essa experiência ao Brasil. Aí está o seu interesse do ponto de vista da história.”
Obra Foi resultado duma conversa entre Pedro Pires e a Fundação Getúlio Vargas, uma instituição brasileira privada de ensino superior e tem mais de duzentas páginas.
RTB/RTPA
0 Comments