A vice-Presidente do Parlamento da CEDEAO abriu esta terça-feira na capital da Gâmbia, Bandjul, a Reunião Deslocalizada da Comissão Mista para Assuntos Políticos, Paz, Segurança, Jurídicos, Direitos Humanos, Sociais, Género e Promoção da Mulher.
Na ocasião, Adja Satu apelou aos parlamentares a não se cruzarem os braços perante os problemas e dificuldades da população da sub-região.
Os deputados do Parlamento da CEDEAO ouviram também os discursos do Presidente do Parlamento da Gâmbia, Fabacary Tombong e do Ministro gambiano dos Negócios Estrangeiros, Mamadou Tangar que agradeceram a escolha de Bandjul para o encontro e, realçaram o exemplo da estabilidade que o seu país está a dar na sub-região da África Ocidental.
Os parlamentares da Comunidade Económica, até asexta feira, 20 de Agosto discutem as questões da segurança, democracia e da boa governação no espaço da CEDEAO. A reunião foi organizada pela Comissão Mista ligada a matéria.
Sob o tema, os textos comunitários em matéria de paz, segurança, democracia, direitos humanos e da boa governação: desafios na implementação e o papel de controlo do Parlamento da CEDEAO, os parlamentares nos próximos quatro dias debatem entre vários temas ligados a situação comunitária e, no final vão estabelecer as recomendações finais de Bandjul.
O Parlamento da CEDEAO é formado por 115 deputados. A Guiné-Bissau e Cabo-Verde, dois lusofonos, entre os países, com menor número de deputados, devido ao menor número da população.
Mamadu Candé
Jornalista TGB
RTB
0 Comments