O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) felicitou esta segunda-feira, 04 de julho de 2022, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, por assumir a presidência rotativa da Conferência dos Chefes de Estado da Comunidade Económico dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Em nota assinada pelo Secretário Nacional do PAIGC, Aly Hijazi, o partido liderado por Domingos Simões Pereira considera um marco histórico e inédito na diplomacia guineense a indicação de Sissoco Embaló ao cargo do Presidente em exercício da CEDEAO.
“O PAIGC felicita o Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, desejando-lhe os melhores votos de sucessos no seu desempenho neste alto cargo, em nome do Estado e do Povo da Guiné-Bissau” lê-se no documento consultado por O Democrata.
O PAIGC encorajou o chefe de Estado a não poupar esforços para que o mandato da Guiné-Bissau a frente da CEDEAO seja traduzido em resultados visíveis, concretizando os desígnios dessa organização sub-regional em matéria da segurança, paz, estabilidade, democracia e desenvolvimento, bem como no respeito e na observância dos valores e fundamentos do Estado de Direito Democrático nos Estados Membros.
A eleição do Presidente Embaló aconteceu no domingo 3 de julho, na 61ª Conferência Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO realizada em Acra (Gana). É a primeira vez que o país preside essa organização sub-regional desde a sua criação em 1975.
//RTB-DEMOCRATA
0 Comments