PAIGC contra criação de novos impostos e taxas

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) revelou ontem, 29 de dezembro, em conferência de imprensa, a sua oposição face à criação de novos impostos e taxas numa altura em que a conjuntura nacional e internacional sugere para adoção de medidas que deveriam incentivar o relançamento da atividade económica.

A posição dos libertadores foi tornada pública pelo líder do grupo parlamentar, Califa Seide, que também revelou a insatisfação do partido no que respeita à elevados subsídios atribuídos aos titulares dos órgãos de soberania, quando segundo o PAIGC, deveriam ser os primeiros a dar bom exemplo num período da recessão económica.

De acordo com à agência Lusa, Califa Seide não se justifica uma entrada que considerou de desenfreada na função pública e promoções nas forças de defesa e segurança, sem enquadramento orçamental, facto potenciador de futuras instabilidades políticas e institucionais.

O líder parlamentar aproveitou a ocasião para justificar o abandono da sala no ato da aprovação do OGE para o ano 2021 e o Plano Nacional de Desenvolvimento trienal, sustentando que o grupo não podia tomar parte na discussão por o atual governo resultar de um “golpe de estado e não da vontade popular”.

Seide considerou ainda, os documentos ora aprovados de “incoerentes, incongruentes” e que vão aumentar a tensão social e o nível de pobreza no país.

O grupo parlamentar do PAIGC justificou que as áreas sociais são as mais afetadas, assim como as infraestruturas e afirmou tratar-se de um dos piores orçamentos gerais do Estado de sempre, lembrando que provocou até o pedido da demissão do responsável para a área da Economia deste governo que disse ser inconstitucional.

Para este político, o orçamento não reflete a vontade dos guineenses, é despesista e irrealista, e que futuramente vai trazer maus resultados para o país.

Califa pronunciou de entre outras questões relativas, como a construção do novo aeroporto, que disse tratar-se de um populismo barato na medida em que não foram definidas as condições em que irá ser financiado e construído.

VJ

Share via
Copy link
Powered by Social Snap