ONU reúne-se a sua 74ª Assembleia Mundial da Saúde para debater fim da Pandemia

A Organização Mundial da Saúde, OMS, reúne a partir desta segunda-feira, na sua mais importante reunião anual com os países-membros da agência.

Segundo a organização, nesta 74ª sessão, vão ser debatidos pontos como o fim da crise global de Covid-19 e como se prevenir de futuras pandemias.

A informação divulgada no página da instituição, destaca que uma das metas visa apoiar os países em construírem um mundo mais saudável, seguro e justo para todos.

A iniciativa que deve contar com as delegações de todo o mundo, vai estar aberto a membros e observadores associados da OMS, representantes da ONU e outras organizações internacionais assim como agentes não-estatais.

No website da ONU, lê-se também, que no ano passado, os casos de Covid-19 aumentaram 40 vezes para 162 milhões em todo o globo, mais de 3,3 milhões de mortos, onde todos os países foram afetados, cujo impacto foi maior sobre comunidades vulneráveis, mais expostas à doença e com menos acesso a serviços de saúde de qualidade.

Para o diretor-geral da instituição, Tedros Ghebreyesus, uma crise mostra frequentemente o melhor das organizações e das pessoas, referindo-se as iniciativas como o Teste Solidariedade, a força-tarefa da ONU, o mecanismo Covax de vacinas e a plataforma de treinamentos e formação online sobre a pandemia.

Tedros disse também, que a pandemia ainda está longe de acabar e a resposta global se encontra numa fase crítica.

Este responsável afirmou ainda, que mais de 75 por cento de todas as doses da vacina foram administradas em apenas 10 países.

Este ano, a Assembleia Mundial da Saúde deve se concentrar no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 sobre Boa Saúde e Bem-Estar.

A ONU revela por último pretender alcançar mais 1 bilhão de pessoas para a cobertura universal de saúde, e um bilhão a mais com melhor proteção de serviços de emergência, além de um terceiro bilhão de pessoas com mais saúde e bem-estar.

O encontro que termina a 1 de junho, deve decidir sobre o orçamento da agência para o biênio 2022-2023.

VJ

Share via
Copy link
Powered by Social Snap