O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, aconselhou os militares a se afastarem de questões políticas e se concentrar na promoção da paz interna.
Embaló falou com a imprensa após visitas às diferentes unidades das Forças Armadas como parte dos cumprimentos de Ano Novo. Ele afirmou que é fundamental que os militares mantenham distância das questões políticas e que o poder é conquistado nas urnas, não nos quartéis.
O Presidente também destacou que os problemas da Guiné-Bissau não se limitam aos quartéis, mas também estão presentes em outras instituições, como saúde e educação.
Embaló acrescentou que a credibilidade é importante para a concretização da paz e estabilidade política, e que o objetivo da visita não era constatar problemas, mas sim encorajar e motivar os militares a trabalharem para o progresso do país. Ele também planeja realizar uma Presidência Aberta em março para visitar as unidades militares em diferentes regiões do país.
Quando perguntado sobre a possibilidade de as Forças Armadas da Guiné-Bissau retomarem as missões de manutenção da paz das Nações Unidas, Embaló afirmou que já se trabalha nesse sentido, com a ajuda de Portugal e França.
RTB/ANG
0 Comments