Aljazeera
Sam Nujoma, o “pai fundador” e primeiro presidente da Namíbia, faleceu aos 95 anos. Nujoma liderou a luta pela independência da Namíbia contra o regime do apartheid sul-africano e serviu como presidente de 1990 a 2005. A sua morte foi confirmada pelo governo namibiano, que declarou um período de luto nacional.
Nascido a 12 de maio de 1929 em Ongandjera, no norte da Namíbia, Nujoma envolveu-se na política anticolonial nos anos 1950. Em 1960, fundou a Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO) e liderou uma guerra de guerrilha contra o domínio sul-africano. Após décadas de conflito, a Namíbia alcançou a independência em 1990, com Nujoma a tornar-se o seu primeiro presidente.
Durante os seus 15 anos no poder, Nujoma focou-se na reconciliação nacional, desenvolvimento económico e combate à pobreza. Após deixar a presidência em 2005, continuou a ser uma figura influente na política namibiana e no partido SWAPO.
A sua morte marca o fim de uma era para a Namíbia, que perdeu o líder que guiou o país desde a luta pela libertação até à independência e além.
0 Comments