Moeda Comum na CEDEAO: Sissoco Embalo diz que representa uma tarefa Complexa.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Janeiro 24, 2023

Janeiro 24, 2023

O Chefe de Estado guineense e Presidente em Exercício da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental ( CEDEAO) defendeu que “ Estados-Membros é de que a MOEDA COMUM da CEDEAO se torne um instrumento catalisador, na alavanca para impulsionar as trocas comerciais”.

Umaro Sissoco Embalo falava esta terça-feira (24.1) na abertura de seminário parlamentar da CEDEAO sobre moeda Comum e pagamento interbancário a decorrer em Bissau de 24 a 26 de janeiro de ano em curso.

“O sistema monetário que se pretende criar no espaço da CEDEAO, vai dar um novo e grande impulso a nossa integração regional e vai cimentar, mais fortemente, os laços de amizade, solidariedade e cooperação que unem os nossos países e povos irmãos”, disse Sissoco Embalo, frisando ainda que “ a expectativa legítima dos Estados-Membros é de que a MOEDA COMUM da CEDEAO se torne um instrumento catalisador, na alavanca para impulsionar as trocas comerciais e, por via disso, uma maior integração e um forte crescimento económico capaz de garantir o desenvolvimento sustentável de todos os países membros”.

De acordo com Chefe de Estado “a tarefa de pôr de pé a Moeda Comum da CEDEAO e o Sistema de Pagamento Interbancário como Promotores do Comércio regional, representa uma tarefa complexa que interpela a classe política e necessita uma larga e inclusiva reflexão por parte de todos os interessados”.

“O espaço CEDEAO engloba 15 países e economias diferentes. São diferentes pela sua dimensão territorial e importância demográfica, pela capacidade de cada país de produzir e criar riquezas e de se inserir vantajosamente numa economia globalizada”, observou.

RTB

Artigos relacionados

FC CUNTUM NA “QUEDA LIVRE” MAIS UMA DERROTA [1-3] COM UDIB.

FC CUNTUM NA “QUEDA LIVRE” MAIS UMA DERROTA [1-3] COM UDIB.

Os Cavalos Branco de Cuntum continuam na senda de mãos resultados, desta vez caiu perante os Rapazes de Avenida[1-3]. Está terça-feira (31.01), no Complexo Desportivo de Lino Correia, em  Bissau, o jogo que contava para VI jornada de campeonato da I° liga de...

Lusofonia: Guiné-Bissau está na lista dos países mais corruptos.

Lusofonia: Guiné-Bissau está na lista dos países mais corruptos.

A Guiné-Bissau é o país de língua portuguesa pior colocado “no Índice de Perceção da Corrupção de 2022”, divulgado nesta terça-feira (31.1) pela Transparência Internacional, (TI) que analisa a situação em 180 países. Moçambique subiu cinco degraus em relação ao ano...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE