João Aladje Fadiá, manifestou ao FMI a preocupação com o aumento dos preços dos produtos de primeira necessidade no país.
Num comunicado conjunto esta quinta-feira, 7 de abril, relativo ao início de uma missão da organização financeira internacional no âmbito da terceira e última avaliação ao programa de referência.
No entanto apesar de se manter otimista em relação à perspetiva de coleta de receitas, apesar do recuo assinalado devido à saída da transportadora marítima Maersk, o titular das Finanças esclareceu que “boa parte das mercadorias é importada por via terrestre”.
Ainda em relação à guerra na Ucrânia, João Fadiá disse que pode dificultar a “mobilização de receitas e a dinâmica económica”.
O chefe da missão do fundo monetário internacional (FMI), José Gijon, classificou como “adversos” a situação da pandemia e da guerra na Ucrânia, salientando que o impacto pode ser “colossal” se o conflito demorar um ano.
Desde o início da pandemia tem registado um aumento dos preços dos produtos no mercado nomeadamente arroz, óleo, farinha de trigo, açúcar, pão, carne, peixe, frutas e legumes.
//RTB – Lusa
0 Comments