O ministro cessante das Finanças, João Aladje Mamadu Fadia vai participar nos próximos dias 13 e 14 deste mês, na cidade de Gaborone, Botswana numa conferência sobre a Promoção de Boa Governança e de Luta contra a Corrupção, no continente africano, organizada pela Comissão da União Africana (CUA) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
A informação consta numa nota à imprensa à no qual se refere que a iniciativa preteder responder aos desafios do continente africano e avançar com as reformas em matéria de boa governação, com vista a intensificar a luta contra a corrupção e tornar desta forma as economias africanas mais resilientes.
De acordo com a mesma nota, a Comissão da União Africana e Fundo Monetário Internacional, no âmbito das suas missões, elegem como suas grandes prioridades a “boa governação e luta contra corrupção”, segundo a carta-convite enderaçada ao ministro cessante das Finanças, João Aladje Mamadu Fadiá.
A conferência de Gabarone, (Botswana) vai propor uma plataforma para abordar os progressos em matéria do reforço de governança.
Acrescenta que os objectivos específicos da conferência são: avaliação das reformas da governação e de Luta Contra Corrupção, em África, nomeadamente, os engajamentos durante a pandemia de Covid-19, estratégia da Comissão da União Africana no quadro do FMI sobre a governança e da corrupção, entre outros.
Nesta conferência de dois dias, segundo a nota, os participantes vão procurar encontrar um consenso sobre o impacto macroeconómico da má governança e da corrupção, e dos seus canais de transmissões, e como serão difundidas as principais conclusões da Comissão da União Africana e do FMI sobre questões de governação e da corrupção.
//RTB – ANG
@Tidjane Cande
0 Comments