O Rei de Marrocos, Mohammed VI, proferiu um discurso por ocasião do 49º aniversário da Marcha Verde, um acontecimento histórico que marcou uma viragem decisiva na recuperação dos territórios do Sahara, então sob administração espanhola.
Durante o seu discurso, o Soberano Marroquino mencionou em particular os progressos alcançados e os desafios a enfrentar no domínio da defesa e integridade territorial do Reino. Sublinhou também o importante papel da comunidade de marroquinos que vivem no estrangeiro que, segundo o Monarca, tem provado ser um sólido baluarte contra todos os desejos separatistas e tentações de oposição aos interesses da nação.
Como tal, o Rei Mohammed VI apelou a uma reforma dos órgãos responsáveis pelo MRE com uma nova arquitectura institucional baseada principalmente no “Conselho da Comunidade Marroquina no Estrangeiro”, uma instituição constitucional com função deliberativa e consultiva, e no “Mohammed VI Fundação”. Moroccans Residing Abroad”, um novo órgão público que pretende ser o braço operacional das políticas públicas a favor dos MREs.
Relativamente à questão do Sahara, o Rei insistiu, entre outras coisas, na dinâmica de renovação e desenvolvimento, segurança e estabilidade de que o Sahara beneficia e no aumento do reconhecimento internacional da soberania marroquina sobre o Sahara e no amplo apoio à proposta de autonomia.
No final do seu discurso, o monarca marroquino recordou os sacrifícios da geração da Marcha Verde, apelando a uma maior mobilização e acompanhamento para reforçar as conquistas relativas à consolidação do carácter marroquino do Sahara e para continuar a dinâmica de desenvolvimento nos diferentes províncias do Saara.
//RTB
0 Comments