Bissau, 17 de abril de 2025 – O Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) reuniu o seu Secretariado Nacional no passado dia 16 de abril, sob a presidência de Adja Satú Camará Pinto, para analisar a situação política e social do país. No centro da discussão estiveram temas como a extradição de estrangeiros condenados na operação “Landing”, a polémica declaração do presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) sobre o centro de hemodiálise e os esforços de reconciliação interna no seio do partido.
Num comunicado tornado público esta quinta-feira, o MADEM-G15 congratulou-se com o desenrolar do processo de extradição dos estrangeiros, considerando que foi conduzido com rigor e em estrita observância da ordem jurídica nacional. O partido sublinha o compromisso do Estado guineense na luta contra o narcotráfico e comportamentos desviantes.
O Secretariado Nacional do MADEM-G15 felicitou ainda, de forma efusiva, o Governo da Guiné-Bissau pelo investimento no setor da saúde, com destaque para a criação do novo centro de hemodiálise, apontado como um marco com impacto direto na vida da população. Em contrapartida, o movimento condenou veementemente as declarações do presidente da LGDH, classificando-as como irresponsáveis e lesivas para os esforços governamentais.
Na mesma linha crítica, o comunicado denuncia as atitudes do grupo autodenominado “Frente Social”, acusando-o de promover uma agenda anti-nacionalista com o propósito de denegrir a imagem do país e do Presidente da República. Segundo o MADEM-G15, este grupo tenta sabotar a participação do Chefe de Estado em eventos internacionais, demonstrando frustração e ligação a forças políticas derrotadas nas eleições presidenciais de 2019.
Por fim, o MADEM-G15 manifestou a sua total disponibilidade para promover a reconciliação dentro da sua própria estrutura partidária. A coordenação reafirma a abertura ao diálogo com todos os militantes, visando alcançar uma genuína reconciliação e um clima de unidade interna.
O comunicado foi assinado por José Carlos Macedo Monteiro, Secretário Nacional do partido.
0 Comments