Bissau, 14 de março de 2025
— A Comissão Permanente do Movimento para Alternância Democrática, Grupo dos 15 (MADEM-G15), reuniu-se esta sexta-feira para analisar a situação política interna e nacional, destacando a recente decisão de marcar eleições gerais para 23 de novembro de 2025.
Num comunicado divulgado após a reunião, o partido guineense felicitou o Presidente da República, General Umaro Sissoco Embalo, por definir a data das eleições presidenciais e legislativas, considerando-a “alinhada com o quadro constitucional e legal do país”. O MADEM-G15 destacou ainda o “excelente trabalho” do seu Secretariado Nacional na consolidação das estruturas partidárias.
Em contrapartida, o grupo repudiou veementemente declarações de “alguns partidos políticos e individualidades que se autointitulam representantes da sociedade civil”, acusando-os de minar a paz, a concórdia nacional e a estabilidade.
A Comissão Permanente expressou ainda solidariedade às comunidades cristã e muçulmana, que enfrentam um período de “privação e recolhimento”, convidando-as a orar pela paz e compreensão entre os guineenses.
O comunicado, assinado pela coordenadora nacional Adja Satu Camará Pinto, reforça o posicionamento do MADEM-G15 num contexto político marcado pelo anúncio das eleições, sob a liderança de Embalo, no poder desde 2020.
Redigido em Bissau, às 14 de março de 2025.
0 Comments