Julgamento do Caso “01 de Fevereiro” Começa Hoje em Bissau
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

February 19, 2025

February 19, 2025

O Tribunal Militar da Guiné-Bissau deverá começar hoje o julgamento do caso “01 de Fevereiro”, que tem entre os acusados o ex-chefe da Armada, Bubo Na Tchuto, apontado como o líder da alegada tentativa de golpe de Estado.

O início do julgamento está marcado para as 10:00 (11:00 em Lisboa), na Base Aérea de Bissalanca, em Bissau. No banco dos réus deverão sentar-se apenas 12 dos 25 arguidos no processo, já que alguns “ainda continuam a monte”, segundo fonte militar citada pela Lusa.

Os restantes arguidos estão detidos há mais de dois anos, incluindo o vice-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, apontado pelo poder político como o líder da intentona. Um advogado de defesa de alguns dos suspeitos adiantou que Bubo Na Tchuto e os restantes arguidos, entre civis e militares, são acusados do “crime de atentado contra a vida do Presidente” guineense, Umaro Sissoco Embaló, e de “tentativa de alteração da ordem constitucional”.

Segundo a acusação, no dia 01 de fevereiro de 2022, homens armados invadiram a sala do Conselho de Ministros, no Palácio do Governo, em Bissau, e dispararam sobre os presentes, incluindo o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, que presidia à reunião. O Governo alegou tratar-se de uma tentativa de golpe de Estado, na qual morreram 11 pessoas, na sua maioria elementos do corpo de segurança dos governantes, e cerca de 50 outras foram detidas.

Alguns dos detidos deveriam ser julgados em dezembro de 2022, por um tribunal civil, mas, à última hora, o processo foi adiado “para uma nova data”. Na altura, o tribunal alegou que não havia condições devido às obras de reabilitação na zona baixa de Bissau, onde se encontra o tribunal.

RTP

Artigos relacionados

Bolsonaro será julgado por liderar complô golpista no Brasil

Bolsonaro será julgado por liderar complô golpista no Brasil

Goobo O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, reconheceu o papel de liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro numa tentativa de golpe de Estado após a sua derrota nas eleições de 2022. Moraes afirmou que a Procuradoria-Geral da...

0Comentarios

0 Comments

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE