Hammouchi e Autoridades Alemãs debatem reforço da Cooperação em Segurança
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Junho 27, 2024

Junho 27, 2024

Rabat – O Diretor-Geral da Segurança Nacional (DGSN) e da Vigilância Territorial (DGST), Abdellatif Hammouchi, efectuou uma visita de trabalho à República Federal da Alemanha, de 24 a 26 de junho, durante a qual manteve conversações com responsáveis da Polícia Federal Alemã (Bundespolizei) e do Gabinete Federal de Polícia Criminal (BKA) sobre as formas de reforçar a cooperação bilateral em diversos domínios da segurança.

Durante esta visita, que teve lugar a convite oficial da parte alemã, o Sr. Hammouchi teve sessões de trabalho com o Presidente da Bundespolizei, Dieter Romann, o Presidente do BKA, Holger Münch, bem como com outros responsáveis alemães da segurança especializados na luta contra o terrorismo e na segurança desportiva, indicou o centro DGSN-DGST num comunicado de imprensa.

As conversações centraram-se, em particular, nas formas de reforçar a cooperação bilateral, nomeadamente na luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada transfronteiriça, bem como na segurança dos grandes eventos desportibvos, acrescentou a fonte.

O Sr. Hammouchi e os seus homólogos alemães passaram igualmente em revista o estado da cooperação entre os dois países no domínio da polícia, bem como todos os desafios regionais e internacionais em matéria de segurança.

O Diretor-Geral da DGSN-DGST e a delegação que o acompanhava visitaram o Centro Comum Alemão de Luta contra o Terrorismo, em Berlim, durante a qual foram informados sobre os mecanismos de funcionamento desta estrutura em termos de coordenação entre as diferentes agências de segurança alemãs e as perspectivas de cooperação com os serviços de segurança marroquinos na luta contra os riscos da ameaça terrorista transfronteiriça.

O programa desta visita incluía igualmente o exame das possibilidades de cooperação entre Marrocos e a Alemanha no domínio da segurança desportiva, bem como dos mecanismos de intercâmbio de conhecimentos e de assistência técnica entre as duas partes em matéria de segurança dos grandes eventos, acrescenta o comunicado de imprensa.

Nesta ocasião, o Sr. Hammouchi familiarizou-se com o dispositivo de segurança e as normas de segurança e de proteção adoptadas pela polícia de Berlim para garantir a segurança da Taça UEFA, atualmente organizada pela República Federal da Alemanha.
A fim de reforçar a cooperação neste domínio, uma delegação de segurança marroquina de alto nível, chefiada por Hammouchi, visitou no terreno, juntamente com o Presidente do BKA, as instalações e os equipamentos do estádio olímpico de Berlim, que acolhe os jogos do Euro 2024, bem como o centro de gestão de operações da polícia, que supervisiona os protocolos de segurança e proteção durante este evento futebolístico, segundo a mesma fonte.

Esta visita, que visa conhecer a experiência alemã em matéria de organização e segurança de grandes eventos, inscreve-se no quadro dos preparativos avançados dos serviços de segurança marroquinos para que o Reino de Marrocos acolha eventos desportivos e de segurança mundiais e continentais, a começar pela 93.ª sessão da Assembleia Geral da Interpol, prevista para o próximo ano em Marraquexe, seguida da Taça das Nações Africanas de 2025 e, finalmente, do Campeonato do Mundo de 2030, que será organizado conjuntamente com Espanha e Portugal.

Esta visita oficial testemunha a importância da cooperação bilateral em matéria de segurança entre o Reino de Marrocos e a República Federal da Alemanha, tendo em conta os numerosos domínios de segurança de interesse comum, e reflecte o firme empenho da DGSN e da DGST nos esforços internacionais para neutralizar os riscos e as ameaças à segurança regional e internacional dos dois países, conclui o comunicado de imprensa.
//RTB

Artigos relacionados

JOVENS DA GUINÉ -BISSAU QUE DESAPARECERAM DE ESTÁGIO JÁ APARECERAM Os rapazes estavam em Portugal por conta da participação no Torneio Luso Cup e...

0Comentarios

0 Comments

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE