A Cidade de Cacheu, norte da Guiné-Bissau, comemora o seu quadringentésimotrigésimo sexto da sua história, fundada à 8 de Setembro de 1588, como primeira feitoria portuguesa deste território, no seguinte ano à 8 de Setembro de 1589, fundada o Santuário de Nossa Senhora de Natividade primeira Capela da África Ocidental.
Cidade Costeira e Antiga Capital Guiné portuguesa dotada de uma extraordinária beleza natural com um clima constante de 26°C da média de temperatura anual, a Cidade de Cacheu assume ser a principal zona de pesca artesanal do país aliado as culturas pluviais e a pecuária assinalável importância regional.
A Cidade de Cacheu tem uma riquíssima e importante história, o centro de Cidade Cacheu é marcado por edifícios de origem colonial portuguesa. Dentro de construções de maior importância da cidade está o memorial da escravatura e do tráfico negreiro. Além deste museu memorial existem alguns objectos da história de escravatura.
✓ Forte de Cacheu
✓ Estátua de Diogo Gomes
✓ Santuário de Nossa Senhora da Natividade
✓ Padrão da Rotunda do Porto do Escultor
A Cidade de Cacheu não se despreza ao ser isolado por ser uma das mais esquecidas parte norte do país, imbuído de seu rigor religioso, capacidade banhada por fios das águas oceânicas, soprado dos ventos que lhe traz memórias de comemorações centenárias… Cacheu, a marca de corrente dos nossos antepassados, viverá por eternidade nas chagas, dores, sofrimentos, terras, rios a embarcações que preencheram suas histórias amargas, hoje nas suas quadringentésimas Trigésima sexto (436°) … “Cacheu a terra dos escravos”.
//RTB / CAM
0 Comments