Greve na educação e saúde: WANEP propõe diálogo e cedências entre as partes.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Novembro 12, 2022

Novembro 12, 2022

A Rede Oeste Africana para Edificação da Paz ( WANEP GB) lamentou esta sexta-feira (11.11) as conseqüências graves provocadas pelas “greves sem soluções” na vida sócioeconomico do país.

Denise dos Santos Indeque falava na sede dessa organização sub-regional sita em Bissau.

“ Até os dias de hoje, os sindicalista exercem um papel fundamental na classe trabalhadora, na luta por uma sociedade democrática, justa e menos desigual e, com objetivo de pressionar aparelho de Estado para alcançar todos os direitos individuais e coletivos. E no meio de várias crises instaladas no país, a começar pelas greves de todos os níveis com consequências graves na vida sócioeconomica do país e sem soluções, estamos a assistir infelizmente, uma guerra inútil entre aqueles que deveriam unir-se para juntos defender interesse da população”, observou a ativista.

A responsável lembrou últimos acontecimentos no Congresso da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné Central Sindical, facto que considera “ uma manipulação política “ e que para ela pode “afetar a luta para o bem-estar e a paz social”.

“ É com muita preocupação que temos acompanhado as notícias sobre últimos acontecimentos a volta das eleições dos órgãos sócias da UNTG – CS. Mas tudo isso passa pela manobra instalada para desviar a atenção da população em exigir cumprimento dos seus direitos e dos acordos assumidos pelo governo no quadro de concertação social e do caderno reivindicativo, permitindo assim o acesso a educação, saude2a tempo integral e de qualidade “, descreveu.

Perante a situação invocada, a Rede Oeste Africana para Edificação da Paz exortou a todos os guineenses, em particular pa sindicalistas que “ as divergências existentes sejam resolvidas por via de diálogo e cedências de ambas aa partes em nome da paz social “.

Aos decisores políticos, a organização sub-regional advertiu “para pensarem nos homens, mulheres e jovens desempregados devido as suas decisões” e apelou ainda a promoção e defesa dos direitos das crianças guineense que estão sujeitos a ficarem “ sem acesso à educação e saúde “ devido as greves convocadas pelos sindicatos.


RTB

Artigos relacionados

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

A casa do advogado e analista jurídico Marcelino Intupé foi atacada a tiros esta noite (05.12) por pessoas desconhecidas, informou a Rádio Sol mansi. “Estas informações foram confirmadas por pessoas próximas à sua residência e por fontes policiais que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE