Greve na educação e saúde: WANEP propõe diálogo e cedências entre as partes.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Novembro 12, 2022

Novembro 12, 2022

A Rede Oeste Africana para Edificação da Paz ( WANEP GB) lamentou esta sexta-feira (11.11) as conseqüências graves provocadas pelas “greves sem soluções” na vida sócioeconomico do país.

Denise dos Santos Indeque falava na sede dessa organização sub-regional sita em Bissau.

“ Até os dias de hoje, os sindicalista exercem um papel fundamental na classe trabalhadora, na luta por uma sociedade democrática, justa e menos desigual e, com objetivo de pressionar aparelho de Estado para alcançar todos os direitos individuais e coletivos. E no meio de várias crises instaladas no país, a começar pelas greves de todos os níveis com consequências graves na vida sócioeconomica do país e sem soluções, estamos a assistir infelizmente, uma guerra inútil entre aqueles que deveriam unir-se para juntos defender interesse da população”, observou a ativista.

A responsável lembrou últimos acontecimentos no Congresso da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné Central Sindical, facto que considera “ uma manipulação política “ e que para ela pode “afetar a luta para o bem-estar e a paz social”.

“ É com muita preocupação que temos acompanhado as notícias sobre últimos acontecimentos a volta das eleições dos órgãos sócias da UNTG – CS. Mas tudo isso passa pela manobra instalada para desviar a atenção da população em exigir cumprimento dos seus direitos e dos acordos assumidos pelo governo no quadro de concertação social e do caderno reivindicativo, permitindo assim o acesso a educação, saude2a tempo integral e de qualidade “, descreveu.

Perante a situação invocada, a Rede Oeste Africana para Edificação da Paz exortou a todos os guineenses, em particular pa sindicalistas que “ as divergências existentes sejam resolvidas por via de diálogo e cedências de ambas aa partes em nome da paz social “.

Aos decisores políticos, a organização sub-regional advertiu “para pensarem nos homens, mulheres e jovens desempregados devido as suas decisões” e apelou ainda a promoção e defesa dos direitos das crianças guineense que estão sujeitos a ficarem “ sem acesso à educação e saúde “ devido as greves convocadas pelos sindicatos.


RTB

Artigos relacionados

Falta de iluminação inviabiliza os treinos da Seleção nacional

Falta de iluminação inviabiliza os treinos da Seleção nacional

Os treinos da seleção foram inviabilizados, esta segunda-feira (20-03), tudo por culpa da falta de iluminação nos torres do Estádio Nacional 24 Setembro. A turma nacional estava preparada para cumprir à primeira sessão de treinos convista à preparação da dupla jornada...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE