FESTA DE BASKI: Muçulmanos rezam em dias diferentes
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Tidjane Cande

Julho 9, 2022

Julho 9, 2022

A comunidade muçulmana guineense está devida quanto as celebrações de Tabaski_ Festa de Carneiro.

Pela primeira vez, os fiéis muçulmanos discordam quanto a reza de Tabaski. Fatos que aconteceram em varias outras festas, como por exemplo, as festividades que assinalam o fim do mês do Ramadão.

Analista dizem que as Organizações Islâmicas tidas como principais orientadoras da comunidade muçulmana têm transmitido sinais pouco encorajadoras.

A Comissão de Observação Lunar que agrupa várias organizações islamicas convoca os fiéis muçulmanos para sabado, a reza de Tabaski.

“A lua do mês de Julho HIDJA (Tabasky) do ano em curso(1443) foi vista na passada quarta-feira, dia 30 de junho, em duas aldeias, nomeadamente Morés e N´gharo, todas no setor de Mansabá, região de Oio norte do país, pelo que a reza será no dia 09 de Julho”_ refere a Comissão Lunar.

Por seu lado, a União Nacional dos Imames que congrega os imames, anuncia a reza para domingo.

Perante esta discordância, o Governo, através do Ministério da Administração Pública avisa que não haverá tolerância de ponto na segunda-feira. Assim convoca a comparência ao serviço à todos os funcionários.

Por: Tidjane Cande -RTB

Artigos relacionados

Ansumane Djassi é o novo governador da região de Bafatá

Ansumane Djassi é o novo governador da região de Bafatá

O engenheiro agrónomo Ansumane Djassi Foi empossado hoje (18.08), novo Governador da região de Bafatá. A cerimônia de tomada de posse contou com a presença de algumas entidades públicas e religiosas da Região. O recém-empossado prometeu trabalhar em colaboração...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.