Domingos Simões Pereira notificado pelo Ministério Público
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Agosto 6, 2024

Agosto 6, 2024

JNP

A Procuradoria-Geral da República notificou o deputado Domingos Simões Pereira, igualmente Presidente da Assembleia Nacional Popular, a comparecer no Ministério Público dentro de 15 dias.

Num edital, datado de 31 de julho de 2024 e assinado pelo Procurador-Geral da República, Bacar Biai, o Ministério Público (MP) explica que Simões Pereira é notificado no âmbito do processo-crime registado sob nº 02/2018, na qual “é denunciado e declarado suspeito” e que corre os seus trâmites legais. Mais, a instituição declara que o líder do parlamento subtraiu a ação da justiça, encontrando-se “em parte incerta”.

Assim, o político tem 15 dias (a contar do dia 5 de Agosto, data da publicação do edital) para comparecer na Procuradoria-Geral da República, “para tomar conhecimento da acusação provisória dos presentes autos”.

No entanto, o MP informa que desde 2016 que tem vindo a requerer o levantamento de imunidade do deputado Domingos Simões Pereira, mas que não logrou obter sucesso “porquanto o assunto nunca foi levado” ao plenário da ANP.

Adianta que “esta relutância” constitui um “abuso de direito” por parte deste órgão da soberania, na medida em que, pelo crime a que vem imputado, obriga a ANP a decidir sobre a suspensão do mandato do referido deputado “para efeito de seguimento do processo”.

“Ao não proceder a sua suspensão, desde 2016, em total incumprimento do comando imperativo do art.º 4º nº 1 al. a) do estatuto de deputados, aplicável por força do art.º 12º do Regimento da ANP, o referido comportamento leva a indefinição do estatuto processual do suspeito e mingua a sua garantia constitucional de ampla defesa e o direito de ser julgado no mais curto espaço de tempo (al. c) do nº 3 do art.º 14º PIDCP e art.º 42º/2 da CRGB), o que é intolerável no Estado de Direito Democrático”, considera o MP.

No mesmo documento a Procuradoria-Geral da República indica que esta atitude da ANP pode consubstanciar na impossibilidade de notificação do suspeito.

Artigos relacionados

Comissão Mista da CEDEAO avalia infraestruturas sociais em Conacri

Comissão Mista da CEDEAO avalia infraestruturas sociais em Conacri

A Comissão Mista do Parlamento da CEDEAO, focada principalmente nas áreas da saúde, educação, ciência e cultura, telecomunicações e tecnologia da informação, indústria e setor privado, prossegue o seu encontro em Conacri, capital da Guiné, com visitas às principais...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE