CNM-GB capacita associadas em matéria de promoção da paz e coesão social
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Tidjane Cande

Julho 15, 2022

Julho 15, 2022

O Conselho Nacional das Mulheres da Guiné-Bissau (CNM-GB) promove entre os dias 15 e 16 do mês corrente, um seminário de capacitação sobre ”O Papel da Mulher na Promoção da Paz e Coesão Social”, visando o reforço das capacidades das mulheres para melhorar a participação feminina na esfera política.

No ato de abertura do referido curso, a Coordenadora do Conselho das Mulheres da Guiné-Bissau, Lucinda Barbosa Aukarié disse que é urgente desenhar, de forma coordenada, a participação de mulheres na polítíca e na esfera de tomada de decisão.

Aquela responsável disse que o evento visa ainda promover a estabilidade, assegurando melhor engajamento da mulher na construção da paz e coesão social e na promoção da igualidade de oportunidades.

Lucinda Aukarié reconheceu que tudo isso requer a adoção de medidas específicas que contribuam para a redução das desigualidades estruturais entre homens e mulheres e elevação do estatuto das mulheres e promulgar e dotar um orçamento para a implementação do Programa Nacional de Implementação de Equidade de género, ao nível nacional.

Aukarié lançou um desafio à Presidência da República, ANP, membros de governo e a população guineense para estabelecerem um pacto nacional de luta contra a violência nas mulheres.

O Conselho Nacional das Mulheres da Guiné-Bissau(CNM-GB), ainda pretende com este seminário, assegurar a promoção de igualidade de género, numa perspetiva de dinâmicas e reflexões, que proporcionam a produção de propostas para a revisão da lei de paridade, entre outros objetivos.

Durante dois dias as participantes deste seminário vão debater a dignidade constituicional da mulher num Estado de Direito Democrático, a importância da participação política das mulheres, o género, desenvolvimento e consolidação da paz.

//RTB_ANG

Artigos relacionados

Ansumane Djassi é o novo governador da região de Bafatá

Ansumane Djassi é o novo governador da região de Bafatá

O engenheiro agrónomo Ansumane Djassi Foi empossado hoje (18.08), novo Governador da região de Bafatá. A cerimônia de tomada de posse contou com a presença de algumas entidades públicas e religiosas da Região. O recém-empossado prometeu trabalhar em colaboração...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.