.A convite do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, o Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau discursou este fim-de-semana na Primeira Sessão do ano 2022 a decorrer em Abuja, Capital da República Federativa da Nigéria.
No seu discurso, Cipriano Cassa começou por agradecer o convite e em seguida reconhecer os grandes esforços já desenvolvidos até aqui pela instancia comunitária para depois centrar a sua intervenção nos conflitos para considerar os golpes de estado como anticonstitucionais e principal causas de crises na subregião.
Segundo o Presidente da ANP a subregião deve implicar-se seriamente no combate desse mal que voltou a ganhar força em 2021.
Cipriano Cassama lançou por outro lado desafios aos parlamentares da CEDEAO a trabalharem para fazer valer o projecto da eleição dos deputados através de voto directo, secreto, universal e periódico como também a criação de um Conselho Consultivo para a resolução de conflitos no espaço comunitário.
O Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau terminou o seu discurso convidando aos parlamentares a tomarem em conta os desafios, desejando a Sessão do Parlamento de CEDEAO a um bom trabalhos a fim de tornar a instância mais forte, dinâmica, solidária e interventiva virada a resolução dos problemas da África Ocidental.
Os parlamentares guineenses presentes no Parlamento da CEDEAO numa altura em que o país prepara-se para as legislativas na sequência da dissolução da ANP.
Mamadu CANDÉ
Jornalista_TGB
Centro de Maputo. Polícia lança gás lacrimogéneo contra candidato Venâncio Mondlane
Lusa A Polícia moçambicana lançou esta segunda-feira gás lacrimogéneo contra o local onde o candidato presidencial Venâncio Mondlane fazia declarações aos jornalistas, a apelar à calma no âmbito da marcha que convocou, obrigando o político a fugir. Um jornalista ficou...
0 Comments