Na Guiné-Bissau, foi lançada esta sexta-feira o novo projeto de construção da primeira autoestrada do país, que vai ligar o aeroporto da capital à localidade de Safim.
A iniciativa projetada, numa distância de 8,2 quilómetros, pertenceu à China e terá a duração de dois anos.
De acordo com à Lusa, a cerimónia contou com a presença do líder guineense, Umaro Sissoco Embaló, que ao usar da palavra enalteceu as boas relações existentes entre os dois países.
Já Fidélis Forbs, ministro das Obras Públicas guineense, afirmou que a obra ora lançada não só vai facilitar as condições da melhoria de segurança rodoviária, permitir acesso rápido, bem como vai promover e engendrar uma maior dinâmica e acessibilidade, na promoção e bem-estar da população.
Por fim, o diplomata chinês no país, Guo Ce, disse que a Guiné-Bissau conheceu estabilidade com Umaro Sissoco na presidência e acredita que daqui para a frente vai lançar-se no processo de desenvolvimento económico.
O projeto que vai ser suportado por completo pela China, orçado no valor de 13,6 milhões de euros, vai de ter 3,5 metros de largura para as faixas de rodagem e duas passadeiras de dois metros de largura nas bandas.
A autoestrada será revestida com betão betuminoso com cinco centímetros de espessura.