Bissau e Niamey ponderam abrir perspectiva de cooperação entre os dois estados
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Tidjane Cande

Maio 14, 2022

Maio 14, 2022

O presidente da República do Níger Mohamed Bazoum inicia hoje uma visita de dois dias a Guiné-Bissau para entre outros aspectos reforçar os laços de cooperação entre os dois países.

Bazoum que chegou a Guiné-Bissau no final da tarde desta sexta-feira manteve um encontro com o seu homólogo guineense Umaru Sissoco Embaló com o qual partilhou a sua satisfação por estar no país pela primeira vez como presidente do Níger.

Numa declaração conjunta à imprensa Umaru Sissoco Embaló anunciou que vai instruir a ministra dos negócios estrangeiros “para ver como podem selar esta relação e criar uma comissão mista para desenvolver as relações já existentes”.
Por outro lado, o chefe de estado garantiu ao seu homólogo a contar com ele não como presidente da República, mas sim como um jovem amigo para caminharem em conjunto para o interesse dos dois países.

Entretanto, o chefe do estado nigerino sublinhou que tem uma afeição particular pela Guiné-Bissau, adiantando que tem seguido todas as mudanças das histórias muito movimentada da Guiné-Bissau, adiantando que “ estou convencido de que há um esforço democrático a base da qual será escrito a história desta nação”.

O governante nigerino disse ainda que já se sente a necessidade de uma cooperação bilateral que vai definir o domínio sobre qual podem apoiar, acrescentando que “esta visita é uma oportunidade para fazer o reconhecimento do país para abrir uma perspectiva de cooperação simbólico entre os dois estados”.

//RTB – RSM

@TIDJANE CANDE

Artigos relacionados

Nuno Gomes Nabiam reeleito como novo presidente de APU-PDGB

Nuno Gomes Nabiam reeleito como novo presidente de APU-PDGB

Nuno Gomes NABIAM foi reeleito este domingo, como novo presidente da Assembleia do Povo Unido — Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), com 944 votos que correspondem a 95 por cento, para mais um mandato de quatro anos.O segundo mais votado, Agostinho Sanhá,...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.